quinta-feira, 30 de julho de 2009



Shalom,
O Papo de hoje é com alguém que quer proporcionar momentos bons às pessoas através da sua voz e de sua música...
Com vocês Monique Kessous!


PIT - Olá Monique, bem vinda ao Papo em Comunidade!
MK -
Obrigada, Patrícia... eu que agradeço o convite. Parabéns pelo site!

PIT - Quando começou seu interesse pela musica?
MK -
Cresci numa família muito musical. Meu pai sempre tocou guitarra, violão e cantava em casa, minha mãe tocava piano e também cantarolava melodias o tempo todo. Lembro que eram momentos muito gostosos quando ficávamos cantando e essa era uma das minhas brincadeiras preferidas. Quando eu tinha 9 anos subi ao palco pela primeira vez em um festival de música iídiche na hebraica cantando a música Exodus em iídiche mesmo para um público de mais de mil pessoas. Foi muito emocionante pra mim. Desde aquele dia eu tive certeza que queria ser cantora. E o interesse pela música foi só aumentando. Eu e Denny (meu irmão) começamos a fazer aulas de violão e passávamos muito tempo tocando juntos na adolescência e essa história dura até hoje(atualmente ele é músico também e toca comigo nos shows, além de termos algumas músicas juntos). Depois eu estudei canto, piano comecei a compor e continuo aprendendo...

PIT - Além de multiinstrumentista você é compositora. Uma coisa ajuda a outra?
MK -
Não me considero multiinstrumentista... Na verdade, eu gosto muito de tocar. Para mim os instrumentos são como brinquedos para uma criança... Gosto de descobrir sons, experimentar e vou inserindo elementos diferentes de cada instrumento que aprendo dentro da minha música. No show eu toco acordeon, pandeiro, cajon e violão ... e me divirto muito.
Quando vou compor, muitas vezes parto de alguma ideia que surge através de um instrumento e cada instrumento sugere um tipo de coisa...às vezes uma levada no cajon, outras vezes um tipo de levada de violão ou um efeito de guitarra, ou uma levada de baixo, ou alguma coisa no piano...e vai indo... e outras vezes tenho uma idéia na cabeça e recorro ao instrumento para ajudar... Acho bem complementar sim. Na hora de fazer o arranjo é que é mais legal ainda.


PIT - Você lançou seu primeiro CD autoral “Com essa cor”. Conte um pouco deste trabalho.
MK -
Tudo começou quando conheci a produtora fonográfica do disco, Mariama Lemos de Moraes, que desde que me viu cantar pela primeira vez há uns quatro anos atrás, ficou insistindo para produzir um disco meu. Ela foi uma pessoa muito importante neste trabalho porque sempre enxergou os caminhos lá na frente e sempre acreditou muito. A gente acabou fazendo uma música juntas que se chama “Vento Me Traz”, que entrou para o disco. Começamos então a pré produção em 2006. O CD teve produção musical do Flávio Mendes e a participação de músicos como Rômulo Gomes, Adriano Giffoni, Chico Chagas, Adriano Souza, Denny Kessous, João Arruda, Breno Hirata, Thiago Souza, Márcio Menescal e a participação especial do Roberto Menescal, que é meu parceiro na música “Comunique-se”.
O CD foi super artesanal... Demoramos mais ou menos dois anos para fazê-lo e eu e Flávio trocamos muito... Ele entrou nas minhas loucuras, nas minhas ideias, pude gravar vários instrumentos e experimentar arranjos e eu aprendi muito com ele, que tem muito mais experiência e é um super músico.
São ao todo 12 músicas: 10 são minhas (sendo 3 em parceria com Denny, Menescal e Mariama Lemos de Moraes) e 2 são releituras: “Valsinha”, do Chico Buarque e Vinicius de Moraes e “Gosto de batom” do Pedro Fortuna e Bernardo Vilhena. Com o CD pronto, entregamos para algumas pessoas e a música título do CD ("Com essa cor") foi escolhida para entrar para a trilha sonora da novela "Ciranda de Pedra", da Rede Globo. Em seguida, a Som Livre entrou em contato comigo e lançou o disco, em agosto de 2008. Fizemos o show de lançamento no teatro Solar de Botafogo, aqui no RJ e depois uma série de shows no Letras e Expressões, seguido pelo Posto 8 (ex.Mistura Fina) e Estrela da Lapa. Um dos últimos shows do ano passado contou com a participação especial da Elba Ramalho que cantou comigo “Bicho de sete cabeças” e uma música minha chamada "Frevo meio envergonhado". Foi muito gratificante. Ela é uma grande cantora. No início deste ano (2009), outra música entrou para uma trilha sonora de novela. Desta vez foi a música "Pitangueira" na novela Paraíso, também da Globo. E com isso mais gente passou a conhecer o meu trabalho e é muito legal esse processo. Tenho tido uma recepção muito calorosa tanto por parte do público quanto da crítica e dos músicos e isso me deixa muito satisfeita.


PIT - O que você costuma ouvir? Quais são as suas influências?
MK -
Gosto de ouvir muitas coisas diferentes e na maioria das vezes ao mesmo tempo (a internet facilita muito isso)... Enfim, estou sempre querendo conhecer coisas novas e antigas. Recentemente tenho escutado Camille, Beirut, Jorge Drexler, Nathalie Dessay, Elvis, Lou Reed(e Velvet Underground), Arto Lindsay, Beach Boys, Devandra Banhart e como estou lendo o livro sobre a dona Ivone Lara("Nasci para sonhar e cantar", da Mila Burns) comecei a ouvir mais o trabalho dela e também de outras mulheres que fizeram muito pela nossa música: Chiquinha Gonzaga, Bidu Sayão, Carmem Miranda, Dolores Duran... Mas, não deixo de escutar as minhas maiores influências: Caetano, Gil, Gal, Novos baianos, Beatles, Mutantes, João Gilberto, Lúcio Alves, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Roberto Carlos, Sixpence none the ritcher, Earth wind and fire e por aí vai.

PIT - Dentre as suas composições, qual é a sua favorita? Por quê?
MK -
Hum...eu passo por fases. Atualmente estou curtindo mais a música "Com essa cor", porque me identifico muito com a letra, com o arranjo, acho a música ao mesmo tempo singela, delicada e forte, que é como me sinto. Um pouco yin e yang ao mesmo tempo.

PIT - Com quem você gostaria de compor ou cantar junto?
MK -
Ih...muita gente. Adoraria compor e cantar com o Gil que é um cara iluminado que eu admiro muito. Também seria maravilhoso compor e/ou cantar com Caetano, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Lenine, Moska, Liminha, Carlinhos Brown, Zach Condon, Adriana Calcanhoto, entre outros.


PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
MK -
Quero fazer muitos shows ainda deste CD e levar aos quatro cantos do mundo a minha música. Como este CD fala muito de mim e de uma fase da minha vida em que eu estava buscando uma leveza, uma alegria maior no viver, acho que consigo passar isso para as pessoas e meu objetivo é esse... trazer momentos bons, divertidos, alegres, reflexivos que sejam, mas, sobretudo, positivos para todas as pessoas. Gosto de arte que faz bem pro coração.

PIT - Monique, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
MK -
Obrigada você pelo convite. Gostaria de convidar a todos a conhecerem mais a minha música no site www.myspace.com/moniquekessous
Um beijo a você e a todos que passaram e passarão por aqui.






* agradecimentos a Shirley Shcolnik



ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: