quinta-feira, 23 de abril de 2009




Shalom!
Alguém precisa organizar o estoque?
Você sabia que tem gente especializada para isto?
Françoise Sztajn, por favor, nos ajude!!

PIT - Olá Françoise! Bem vinda ao Papo em Comunidade!
FS -
Oi Patricia, obrigada pelo convite.

PIT - Pra começar conte um pouquinho sobre você...
FS -
Nasci na Argélia e minha família se mudou para Paris quando eu era pequena. Em 1985, fui passear em Israel e conheci meu marido. Após duas viagens ao Brasil e mesmo depois de ter ficado com dengue na primeira viagem, larguei tudo para vir para cá. Nem pensei duas vezes. Achava o máximo começar algo novo, algo diferente. Meus pais se assustaram com a idéia e acharam que não demoraria a voltar para o ninho. Estou aqui ainda, depois de 20 anos, no meio de uma família maravilhosa que me adotou desde o primeiro instante e que me deu sempre muito carinho. Não há dúvida: meu lugar é aqui, no Rio de Janeiro. Paris... Só para tirar férias! Temos dois filhos, Edouard e Julia, respectivamente com 17 e 14 anos, que sempre estudaram no Eliezer Max. Tenho o maior orgulho de vê-los crescerem nesta mistura de cultura franco-brasileira-sefaradi-askenazi. É uma bagagem extraordinária!

PIT – Como você se “virou” no Brasil?
FS -
Desde que cheguei ao Brasil, sempre trabalhei... Dei aulas de francês, fui assistente de um correspondente de TV francesa, trabalhei para “Familles du Monde”, uma ONG francesa que intermediava adoção no Brasil, tive uma empresa de vending machine e depois o “Filé Miau”, um quiosque de espetinhos no parque Terra Encantada. Na verdade, me formei na França como Secretária Executiva trilingue e só cheguei a exercer essa função recentemente, quando trabalhei como Assistente do Presidente da Nestlé Waters no Brasil durante oito anos até a empresa se mudar para São Paulo no início do ano passado. Foi então que surgiu a oportunidade de montar a minha empresa, a Xtoq.

PIT – Falando da Xtoq, em que consiste o seu trabalho?
FS -
Nosso trabalho consiste em contar todo o estoque físico de uma empresa com equipamento moderno e equipe de inventariantes. Em praticamente todas as empresas que visitei, percebi que a palavra “estoque” representa o pior pesadelo para os empresários, varejistas ou atacadistas. Até agora, não encontrei nenhuma empresa que tenha o controle absoluto do seu estoque. Quem nunca ouviu falar deste serviço que oferecemos sempre me recebe com o maior entusiasmo. Todo mundo alega que contar estoque é muito chato. Respondo: “Ainda bem e estou aqui para fazer isso no seu lugar!”. Também damos assistências às empresas para reorganizar o cadastro de produtos que geralmente está defasado. Fico cada vez mais impressionada com os erros grosseiros que encontramos. Essa atualização torna-se imprescindível para realizar um bom inventário. A minha empresa, a XTOQ, nasceu no ano passado de uma parceria com a INVENTORY, proprietária do software. Nós somos agentes operacionais aqui no Rio.

PIT - Que tipo de empresa ou ramo pode se utilizar deste serviço?
FS -
Qualquer empresa do varejo e do atacado desde que tenha algum produto para contar. Nossa clientela é muito diversificada atendemos do Pet Shop da Zona Sul ao Distribuidor do Ceasa.

PIT - Quais as vantagens de se fazer um inventário de estoque?
FS -
Primeiro para evitar o envolvimento do pessoal interno na contagem. Por que se arriscar em colocar o lobo para contar os ovos dentro do galinheiro? Quando a nossa empresa é contratada para assumir o controle de estoque, essa situação tende a melhorar e o percentual de perda cai consideravelmente. Uma das vantagens é que podemos realizar o nosso serviço a qualquer dia e qualquer horário, à conveniência do cliente. O cliente assim fica isento de pagamento de horas extras ou de aguentar a má vontade de seus funcionários. Você conhece algum funcionário que se anime em ficar depois da hora para contar estoque? No custo x benefício, fica bem interessante para o cliente. Oferecemos um serviço muito profissional com metodologia própria e com equipes super treinadas.

PIT - Como é feito este serviço, são pessoas especializadas, existe algum tipo de contador eletrônico?
FS -
Usamos coletores de dados de ultima geração onde são armazenados todos os produtos (códigos de barra e/ou códigos internos, descrição). Mapeamos o lugar e fazemos uma varredura completa do local para não deixar passar nada. Nada mesmo! Depois do inventário, os dados dos coletores são enviados para o nosso sistema que disponibiliza em poucas horas um resultado on-line. Tenho dado uma atenção especial no recrutamento dos inventariantes, pois é o ponto crucial da nossa empresa. Os inventariantes são universitários, a maioria estudante de Administração e Logística. Esse trabalho requer muita concentração e não temos o direito de errar. Por isso, estou sempre auditando o trabalho dos inventariantes. Hoje conto com 15 inventariantes escolhidos a dedo. O tamanho da equipe varia em função do tamanho do local e da quantidade de produtos que vamos inventariar. O mínimo é de três pessoas, sempre com um supervisor. Confesso que o pessoal é “guerreiro” mesmo. As vezes trabalhamos em condições bem difíceis, com muito calor, em lugares apertados, com muita poeira. Uma observação interessante: já aconteceu em diversas ocasiões ser procurada por funcionários de estabelecimentos onde trabalhamos para se juntar a nossa equipe. Isto me deixa sempre super satisfeita, pois demonstra que o nosso trabalho é gratificante.

PIT - Existe uma periodicidade para a contagem ser feita?
FS -
O ideal é uma contagem mensal para manter o estoque em ordem, já que se trata de um ativo importante.

PIT - Françoise, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
FS -
Mais uma vez, obrigada a você pela oportunidade de falar sobre a minha atividade ainda pouco divulgada. Quem quiser entrar em contato comigo, meus telefones de contato são 9963-6393 e 2509-2550 e meu e-mail fran@xtoq.com.br. E para conhecer melhor o nosso trabalho, acessem o site da INVENTORY http://www.inventory.com.br/.










ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: