quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Shalom,

O Papo de hoje é com uma jovem jornalista que está por trás da produção do programa Comunidade na TV!
Ilana Wertman é com você!


PIT - Olá Ilana, bem vinda ao Papo em Comunidade!
IW - Olá Patricia!!


PIT - Pra começar conte um pouquinho sobre você...
IW - Eu nasci no Rio, mas morei grande parte da minha infância e adolescência em Teresópolis. Em 1999 vim para o Rio de Janeiro e estudei parte do ensino médio no Liessin de Botafogo. Eu sempre quis ser jornalista, desde pequena. Nunca na minha vida optei por outra carreira, como muitas crianças fazem. Sempre tive a certeza do que queria e que seria uma grande profissional. Meu primeiro emprego foi no Froien Farain com a Léa Lozinsky, que na época era presidente da instituição. Lá convivi com várias realidades, com várias histórias. Foi uma experiência muito importante, que levarei para o resto da vida. Depois trabalhei com assessoria de imprensa em uma empresa na Lagoa, que sem duvida nenhuma, foi uma ótima experiência, pois tive a oportunidade de participar de eventos importantes como Fashion Week, eventos da CBF, Premio Contigo de Televisão e varios outros. Foi um ótimo aprendizado.


PIT - Você é produtora do Comunidade na TV. Como começou este trabalho?
IW - Meu primeiro contato com o Comunidade na TV foi em 2003 quando apareceu uma oportunidade de estágio na área de comunicação da FIERJ, na gestão do ex-presidente e atual Cônsul Honorário de Israel Osias Wurman. Fiquei, nesta época, mais ou menos uns cinco meses, e em 2006 a Federação Israelita precisou de uma produtora, então voltei, assumindo a produção do programa.


PIT - Como é fazer um programa de TV voltado para a comunidade judaica?
IW - É muito bom. Um desafio a cada semana. O Comunidade na TV é de extrema importância não só para a comunidade judaica, mas para a comunidade maior. O prazer de fazer o Comunidade na TV é não ter "descanso". Para você ter uma ideia: Na segunda feira sempre me reúno com a presidente da FIERJ para tratarmos a pauta da semana. Em seguida começo a redigir todo o programa, na quarta pela manha gravamos, na quinta editamos e na sexta a fita vai para a emissora... No domingo, assim que acaba o Comunidade na TV às 13h já começamos a pensar no próximo... e por ai vai...


PIT - Você também já atacou de apresentadora do programa. Como foi a experiência de ir para frente das câmeras?
IW - Foi muito difícil, principalmente por que sou um poço de timidez. Nos trabalhos de faculdade sempre me colocavam para ser a apresentadora ou a repórter e eu sempre tentava fugir, mas fazia o trabalho apresentando ou realizando as matérias. Quando a Janice, que apresentava o programa, saiu , a FIERJ necessitava de alguém urgente, para assumir o lugar dela. Como também adoro desafios, quem diria, me coloquei a disposição para apresentar o Comunidade na TV. Foi uma experiência importante que acrescentou muito neste meu "começo" de carreira, me ensinou muito, me deu uma maturidade e guardo com muito carinho os meses em que fiquei a frente do Comunidade na TV.


PIT - Qual o maior desafio em se produzir um programa?
IW - É passar qualidade e boas matérias toda semana. É mostrar que Israel não é só guerra, é um grande celeiro da ciência, da arte, da cultura, da medicina e por ai vai. O Comunidade na TV serve para divulgar as instituições judaicas e por mais que pensem que é fácil, é muito difícil. Eu e a Lea teríamos o maior prazer em dar espaço, em um mesmo programa, para todas as entidades judaicas, mas com apenas meia hora temos que fazer escolhas bastante difíceis.


PIT - Você já passou por algum momento engraçado ou inusitado que possa nos contar?
IW - Já sim. Minha primeira entrevista para o Comunidade na TV foi durante o show do Bnei Akiva pelos 80 anos do movimento. Eles trouxeram a banda da Tzavá. Bom, eu fui fazer a reportagem com o comandante e com os soldados e para minha surpresa fui pedida em casamento. Queriam me levar para Israel. Durante a entrevista, a equipe do Comunidade na TV foi convidada para ir ao camarim. La eles cantaram para mim e tentaram a todo custo me levar para Israel. Eu disse que não podia, pois eu era noiva. Mas até o ultimo minuto do show eles tentaram. Foi muito engraçado.


PIT - O programa passou por algumas renovações. Podemos esperar mais novidades em 2010?
IW - Sem duvida nenhuma. O programa está muito mais dinâmico. Trabalhando muito para trazer as novidades de Israel, estamos preparando uma série de reportagens especiais. No ano passado implementamos o Portal de Voz que é um sucesso. Um canal onde os fãs do Comunidade na Tv podem deixar opiniões, dar sugestões e comentar o programa. Além disso, a FIERJ voltou com o site super atualizado. Mas as surpresas não param por ai não. 2010 só está começando...


PIT- Ilana, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
IW - Patrícia eu que agradeço o convite de participar do Papo em Comunidade. Quero pedir a todos que continuem acompanhando e fazendo o Comunidade na TV conosco. A participação da Comunidade Judaica, dos jovens, das instituições é muito importante. Procurem a FIERJ, participem da vida comunitária. Eu comecei minha vida profissional, como eu disse, trabalhando em uma instituição judaica, e com certeza me proporcionou uma base sólida para enfrentar os desafios de todo dia. Agradeço demais o carinho das pessoas comigo, com a FIERJ e com o programa que não é feito só por mim não: é mérito da diretoria executiva da Federação, do repórter Fernando Reski, do Ricardo Chã e Luis nossos câmera e assistente, do Uri estagiário e do Caíque nosso editor. Um ótimo 2010 para todos e não deixe de assistir ao Comunidade na TV todos os domingos às 12h30 no canal 09 ou 22 CNT com reprise às 18h30 no canal 14 da NET.//


Assista aqui Ilana Wertman apresentando o Comunidade na TV e entrevistando a banda da Tzavá


ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO


Nenhum comentário: