quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


Shalom,
O gosto e o amor pela música judaica o tornaram um cantor litúrgico e popular.
Com vocês Mair Nigri!


PIT - Olá Mair, bem vindo ao Papo em Comunidade!
MN - Olá, Patrícia. Obrigado por essa oportunidade em falar um pouquinho desse lado que as pessoas normalmente desconhecem: o meu lado musical, artístico e alegre.


PIT - Quando começou seu interesse pela música?
MN - Meu interesse pela música judaico-religiosa começou desde criança quando meu avô me obrigava a decorar as rezas em hebraico, as quais são sempre cantadas. Participei também de movimentos juvenis onde reunia uma grande quantidade de jovens do grupo Macabeus, sempre envolvendo a música. Fui criado em um lar judaico religioso, onde minha mãe, de origem síria, e meu pai, de origem libanesa me incentivavam desde cedo a ser o cantor (Hazan Mirim) no Colégio TTH-Barilan na Tijuca, onde morava e estudava. Mas, a influência maior foi de meu tio Haim Mizrahy que era o principal cantor da Banda Ed Bernard, tendo feito turnês por todo o Brasil e realizado apresentações de grande repercussão até mesmo no Canecão. Após seu falecimento, fiz parte pontualmente da Banda que ele havia criado.


PIT - Atualmente você é o chazan da Shel Guemilut Hassadim. O que te levou a ser um chazan?
MN - Desde 2002, após o falecimento de minha querida mãe Ester (Z’L), iniciei meu processo de teshuvá (retorno ao judaísmo), reconstruí minha vida. Passei a atuar profissionalmente como cantor oficiante religioso (Hazan) em Sinagogas, tendo iniciado nas Sinagogas do CIB e CCI, e trabalhado posteriormente, nas Sinagogas Templo União Israel, Beiruthense e Manguen David. Atualmente, sou cantor na Sinagoga Shel Guimilut Hassidim em Botafogo, onde me identifiquei com o ritmo e a música marroquina, a calorosa acolhida da Diretoria, do Rabino Benzaquem, de meu amigo e hazan David Anidjar e de todo os frequentadores (kahal) da nossa comunidade.


PIT - A voz é seu instrumento de trabalho. Você tem algum preparo especial?
MN - Faço exercícios vocais e preciso dormir um pouco mais do que as minhas cinco horas diárias de sono, devido as minhas inúmeras atividades. Falar muito pouco ou quase nada horas antes de apresentar-me. Tenho que me abster de determinados alimentos, como por exemplo: laticínios, cafeína, alguns alimentos ácidos, etc. Principalmente, tenho que me concentrar e estar em um ambiente alegre e feliz.


PIT - Você costuma fazer shows?Que tipo de música você costuma cantar?
MN - O gosto e o amor pela música judaica me levou a formar a partir de 2008, uma banda de música judaica e comecei a me apresentar em bar-mitzvá, brit-milá, casamentos, festas de Purim em clubes judaicos e, ainda, em sociedades beneficentes da comunidade judaica. Desde então, também realizei algumas apresentações abertas para o público em geral em hotéis e espaços culturais. Costumo cantar os ritmos judaicos: chassídico, sefaradi e ladino.


PIT - Falando em show, no dia 31 você vai se apresentar no show Israel Convida, o que você pode nos contar sobre esta apresentação? O que o público pode esperar?
MN - A ideia do Show “Israel Convida” surgiu pela proximidade com meus professores de canto Wladimir Cabanas, e sua Mestra, Teresa Fagundes, com quem mantenho aulas frequentes. Esses grandes talentos e espetaculares vozes do Teatro Municipal, apreciadores da música judaica, me propuseram trazer ao público o melhor da música pop internacional aliadas ao tradicional, e ao mesmo tempo, atual repertório de nossa música judaica. Pensei que estava faltando, uma referência na música iídiche para completar o grupo, pois a minha formação é bastante árabe (sefaradi), foi quando tive a ideia de convidar a amiga Clarita Paskin que havia me visto cantar em uma de minhas apresentações na Sociedade Beneficente Froien Farain. A Clarita trouxe o músico e diretor musical, Ivan Botticelli, que trará uma novidade para esse show: a Orquestra Virtual, e quem for verá, ouvirá e apreciará. Não podíamos deixar de agradecer a presença do amigo Gilberto Marmorosch que, com seu brilhantismo e alegria, fará a apresentação do nosso evento.


PIT - Você já fez participações em novelas. Você também é ator?
MN - Comecei a me interessar pela interpretação quando ia levar meu filho mais velho às aulas de teatro dirigidas pela renomada diretora da Rede Globo, Cininha de Paula. Tudo começou ali. Passei a frequentar as aulas junto com meu filho até obter o meu registro de ator. Atuei como consultor para assuntos judaicos em trabalhos, como a novela “Belíssima”, no programa Linha Direta “Caso Wladimir Herzog” e na Mini-série “Um Só Coração”. Atuei em algumas novelas como “A Favorita”, interpretando o papel de segurança pessoal da protagonista, Cláudia Raia. Na novela “Beleza Pura”, interpretei o papel de um engenheiro de helicópteros com os protagonistas Edson Celulari e Carolina Ferraz. A propósito, também participei na construção de parte do conteúdo do site desta novela. Também ministrei aulas particulares de judaísmo com o objetivo de preparar o ator Vitor Morosini, que iria desempenhar o papel de um menino judeu. Já atuando como rabino, interpretei um professor e no papel de Chazan (cantor de rito religioso), celebrei a cerimônia religiosa e cantei na festa do Bar-Mitzvá do personagem, quando este atingiu a maioridade religiosa judaica.


PIT - Você pensa em gravar um CD e/ou DVD?
MN - O projeto inicial do Show “Israel Convida” está programado para acontecer todo mês. A estrutura técnica de imagem e som desse evento está preparada tecnicamente para gravarmos os CDs e DVDs, como vocês poderão conferir no dia 31 de Janeiro.


PIT - Mair, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
MN - O projeto “Israel Convida” visa mais do que beneficiar uma simples hora de entretenimento, mas também reunir a platéia de música judaica e pop internacional da cidade do Rio de Janeiro. Venham assistir “Israel Convida”! Mais informações pelo telefone 2235-6696.








ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO


Nenhum comentário: