quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Shalom!

Já imaginou o que um judeu e um cearense têm em comum?
No Papo de hoje o jornalista, publicitário, imitador e autor premiado Eduardo Shor!



PIT - Olá Eduardo, bem vindo ao Papo em Comunidade!
ES - Olá Patricia, obrigado pela oportunidade.


PIT - Por que você optou pelo jornalismo e publicidade?
ES - O jornalismo e a publicidade são ferramentas que encontrei para permitir o transbordar da minha curiosidade e do desejo por expressar minhas ideias, ou as ideias dos outros, de maneira criativa.


PIT - Além de escrever você gosta de fazer imitações. Como surgiu este lado cômico?
ES - Imito o Sílvio Santos e um rabino que é a mistura de todos os rabinos de qualquer comunidade judaica ou corrente religiosa. Atualmente, as imitações estão aposentadas em sua versão ao vivo, mas disponíveis na minha página do Orkut e no You Tube. O lado cômico vem da procura por visões peculiares sobre o mundo, olhares criativos, maneiras diferentes de observar a vida e as pessoas. É com essa busca incessante que me é possível fazer humor ou escrever os textos.


PIT - Agora em São Paulo, você criou o blog Nóis em Sampa. Conte um pouco desta ideia.
ES - Estou há dois meses e meio na cidade, com objetivo de encontrar melhores oportunidades na área de comunicação. Com minha família e a maior parte dos meus amigos vivendo no Rio de Janeiro, o blog é uma forma de marcar um encontro virtual e literário com gente que tem saudades da terra natal e vive situações semelhantes à minha. A ideia é que pessoas que morem em São Paulo, mas não tenham nascido aqui, transmitam suas impressões sobre a cidade, por meio da escrita. Elas me encaminham os textos e, estando tudo de acordo com as regras do blog, publico. É um outro modo de enxergar São Paulo também, através do olhar de quem vem de fora. O endereço é http://noisemsampa.blogspot.com.


PIT - Recentemente você ganhou o primeiro lugar no Concurso Literário do Hillel-Rio com o texto "Judeu Cearense". Qual foi a sensação de ter o texto escolhido por Moacyr Scliar e Arnaldo Niskier?
ES - É como um arquiteto ter o seu projeto escolhido por Oscar Niemeyer, um músico ter a sua composição selecionada por Chico Buarque, ou um cirurgião plástico ter o seu trabalho elogiado por Ivo Pitanguy. Os dois escritores são membros da Academia Brasileira de Letras e têm dezenas de livros publicados, figurando entre os de maior importância no cenário da literatura brasileira contemporânea. Já li “Um centauro no Jardim” e “A mulher que escreveu a Bíblia”, do Scliar. Conheço a grandeza da obra de ambos. Ter um texto reconhecido por eles é uma séria e emocionante recompensa pelo esforço. Isso me incentiva a ler, trabalhar a redação e escrever mais.


PIT - O que te levou a fazer o texto? Algum judeu cearense te inspirou?
ES - Apesar do título e do tema, o texto fala muito mais do que sobre o judeu cearense. É a metonímia de um povo que vive em transformações, dúvidas, questões sobre identidade, desintegração e união, no mundo todo. Eu participo disso e quis me expressar. Estive no Piauí e no Ceará em fevereiro, para realizar um trabalho. Quando terminei, tirei quatro dias de folga, em Fortaleza. Aproveitei para conhecer a sinagoga local. Percebi que além da estreita ligação da história do Nordeste com os judeus – e de todas as dificuldades de manter a chama do judaísmo acesa hoje – existe uma comunidade cearense pequena em tamanho, mas grande na dedicação à sua própria cultura e religião. São em torno de 35 famílias.


PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
ES - Aos 28 anos, ainda tenho muito o que realizar. Entre os meus principais objetivos estão a publicação de livros e o trabalho em cima do texto, de modo que minha escrita seja cada vez melhor e os futuros livros sejam dignos de excelente reconhecimento.


PIT - Eduardo, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
ES - Produção de conteúdo para sites, revistas, livros, biografias, jornais, entre outros tipos de publicação, edushor@gmail.com e (11) 7747-4782.




Assista Eduardo Shor na versão Silvio Santos




ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO



Um comentário:

Henry Galsky disse...

O Shor merece todas as conquistas que tenho certeza ainda virão. Não apenas pelo seu talento comprovado em todas as áreas, mas por seu grande coração.
Um abraço,
Henry