quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Shalom!
Você come bem? Já pensou em mudar os seus hábitos alimentares?
No Papo de hoje a nutricionista clínica funcional Flavia Garber!



PIT - Olá Flavia! Bem vinda ao Papo em Comunidade!
FG - Em primeiro lugar, obrigada pelo convite, é um prazer participar do comunipapo!!


PIT - O que te levou à nutrição?
FG - Bem, eu sempre tive interesse e curiosidade em saber o que acontecia quando os alimentos entravam no nosso corpo e como tudo acontecia. Só que quando me formei me distanciei da minha carreira, e há 3 anos é que encontrei a verdadeira Nutrição. Foi quando resolvi voltar a exercer a minha profissão e fiz uma pos graduação em Nutrição Clínica Funcional onde eu me encantei com esta nova visão que tem como princípios a busca do equilíbrio do organismo como um todo, permitindo obter não só ausência de doença, mas principalmente, vitalidade positiva, que vai nos garantir melhor qualidade de vida.Dentro deste raciocínio, priorizamos a qualidade da alimentação, pois se somos constituídos de células e estas são formadas de nutrientes, temos que nutrir nossas células.

PIT - É possível adequar os hábitos alimentares do brasileiro de forma mais saudável? O arroz e feijão podem ser aliados numa alimentação saudável?
FG - Claro que sim. O hábito do brasileiro do arroz e feijão é muito saudável, principalmente se usarmos o arroz integral, muito mais rico em fibras, vitaminas e minerais, pois esta é uma combinação que reúne todos os aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos ingerir pela alimentação), tornando-se uma fonte de proteínas completa. Precisamos resgatar este costume e assim tornaremos nossa alimentação mais rica e saudável, principalmente se acrescentarmos vegetais variados (verduras e legumes) em abundância, o que nos garante substâncias que nos protegem contra doenças e previnem o envelhecimento.

PIT - Como aliar o prazer de comer massas, carnes, pães com alimentos saudáveis?
FG - É importante que pensemos na qualidade nutricional que o alimento está nos trazendo, ou seja, tem alimentos que são pobres em nutrientes. Ao invés de consumir um pão francês ou massa feita com farinha branca (refinada), estaremos fazendo uma melhor escolha ao optarmos pelos cereais integrais, que não diferem em nada em termos de calorias, porém são muito superiores em termos de qualidade por oferecer nutrientes importantes como as fibras que dão saciedade, ajudam a regular os níveis de glicose e colesterol no sangue, sem falar na ajuda no funcionamento do intestino, além de possuírem vitaminas importantes para o metabolismo.
Com relação às carnes é interessante optar pelas opções mais magras, pois a gordura presente neste alimento é prejudicial em vários aspectos, principalmente relacionado a problemas cardiovasculares.


PIT - Você acredita que realmente somos o que comemos?
FG - Acredito que esta frase está incompleta, pois de nada adianta comermos o que há de melhor em termos qualitativos, se não formos capazes de aproveitar esses nutrientes. Por isso é tão importante cuidar da saúde intestinal, pois o intestino é o órgão responsável por absorver tudo que ingerimos. Mas para isso é necessário que haja o equilíbrio da flora bacteriana presente no intestino, garantindo o funcionamento adequado deste, que é um órgão de tamanha importância e que tem inúmeras funções. Hoje o intestino é chamado de segundo cérebro, pois possui milhões de células neuronais que se comunicam com o sistema nervoso central, sinalizando informações, produzindo hormônios, neurotransmissores, além de conter grande concentração de células do sistema imunológico. Portanto, precisamos cuidar da saúde intestinal, para nos mantermos saudáveis e aproveitarmos tudo que comemos de bom.


PIT - Que tipo de alimentos ou substancias devemos evitar?
FG - Devemos evitar tudo àquilo que é estanho, que o organismo não reconhece como próprio e precisa metabolizar através do fígado, que muitas vezes acaba ficando sobrecarregado para dar conta de eliminar tantas substâncias como corantes, conservantes, adoçantes, aromatizantes, presentes em produtos industrializados, processados, como alimentos pré preparados, congelados, refrigerantes, sopas, temperos e sucos em pó, gelatinas, além dos agrotóxicos, substâncias como hormônios, medicamentos, que muitas vezes são utilizados sem controle, expondo o organismo a uma carga tóxica que precisa ter nutrientes suficientes para que haja eliminação adequada dessas sustâncias através do sistema de destoxificação.

PIT - Existem dietas para diversos tipos de situações? Há possibilidade de evitarmos alguma doença tomando por base alguma dieta especifica?
FG - Podemos montar planos alimentares que podem ajudar a melhorar vários desequilíbrios orgânicos que muitas vezes se apresentam através de doenças. Osteoporose, diabetes, hipertensão, obesidade, prisão de ventre, insônia, dores de cabeça etc. são exemplos de condições que podemos reverter controlar ou evitar através da Nutrição Funcional, sempre lembrando a individualidade, pois cada organismo é único.Tomando por base uma alimentação rica em vegetais que são fonte de fitoquímicos (substâncias presentes nas plantas que conferem proteção contra doenças) e pobres em gorduras animais, frituras, açúcar e farinha refinada, junto a um estilo de vida saudável, com exercícios, sem fumo, álcool, com toda certeza, poderemos evitar várias doenças.

PIT - Que dica você daria para termos uma alimentação melhor e uma vida mais saudável?
FG - Para nos alimentarmos melhor precisamos comer com a maior freqüência possível, alimentos que trazem benefícios para a saúde e não pensar somente em calorias, pois aquele que é zero em calorias pode ser zero em nutriente e rico em produtos químicos, não sendo, portanto, a melhor opção. O ideal é caprichar nas frutas, legumes, verduras frescas, cereais integrais, gorduras de boa qualidade presente em alimentos como azeite, castanhas, nozes, que tem papel fundamental no funcionamento do nosso corpo.

PIT - Flavia, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
FG - Não pense no alimento como sendo simplesmente aquilo que engorda ou emagrece, se é vilão ou mocinho. O alimento é muito mais do que isso. É o que vai nos trazer a matéria prima que precisamos para o nosso corpo funcionar, por isso, na hora de escolher o que vai colocar dentro do seu corpo, escolha aquele que traz realmente algo de bom.



ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO
http://www.comunipapo.com.br/anuncie





Nenhum comentário: