quinta-feira, 14 de maio de 2009




Shalom,
Você sabe o que é RSVP?
Antes de pensar bobagem, leia a entrevista.
André Rotstein confirma presença?


PIT - Olá André! Bem vindo ao Papo em Comunidade!
AR -
Eu que agradeço por poder participar desse papo descontraído e aproveito para parabenizá-la por esta iniciativa!

PIT - Você é analista de sistemas. Conte um pouco da sua historia...
AR -
Me formei em “tecnólogo em processamento de dados” pela FIAA (Faculdades Integradas Anglo Americano – antiga SESAT) e trabalhei nessa área durante aproximadamente 15 anos. Cinco anos em uma “softwarehouse” (Multisoft), desenvolvendo sistemas em Cobol para microcomputadores (na época o “grande CP500 fazia sucesso!), cinco anos na Solid, empresa de turismo responsável pelo Sistema “Reserve” de venda online de passagens aéreas e depois na Avipam Turismo na parte de SAP. Entre o trabalho na “softwarehouse” e nas empresas de turismo, tive em conjunto com meus pais, a “DISK DISCO”, uma locadora de CDs (CDs mesmo, pois nem existia DVDs nesta época!) que fazia a troca de CDs na casa do próprio associado. Mas... devido a expressiva diminuição do preço do CD e começando a surgir a possibilidade de “downloads” de músicas pela internet, a um custo muito baixo, o negócio acabou não conseguindo se sustentar.

PIT - Quando você decidiu montar sua própria empresa? Como surgiu a idéia da RSVPweb?
AR -
Montar uma empresa própria foi uma idéia que surgiu junto com a RSVPweb. Eu e minha esposa somos muito detalhistas e preparamos nosso casamento nos mínimos detalhes para que tudo estivesse perfeito no dia. E assim tudo aconteceu, com exceção do serviço de RSVP. Pessoas que não estavam na lista foram incluídas, amigos reclamaram de terem recebido tratamento ríspido, etc. Foi assim que percebemos que ali existia uma oportunidade de mercado. O RSVP é, após o recebimento do convite, o segundo contato do convidado com o evento. Um contato mais pessoal, mais próximo, e que pode dar mais charme ainda ao evento. Assim, decidimos criar nossa empresa. Montamos um escritório, contratamos operadoras, treinamos nosso pessoal, montamos nosso banco de dados e colocamos nossa proposta de trabalho na rua. Transformamos o que era um serviço tradicionalmente “caseiro”, em um serviço profissional.

PIT - Em que consiste a RSVPweb? Que tipo de serviços são oferecidos?
AR -
A RSVPweb (http://www.rsvpweb.com.br/) hoje é uma empresa de telemarketing. Ampliamos nossa área de atuação e passamos a oferecer outros serviços além da Confirmação de Presença (RSVP) tais como ações de relacionamento, atualização de mailing, envio de e-mail mkt, e também desenvolvemos excelentes parcerias para oferecer o serviço de manuseio e entrega de convites via courier ou Correios.

PIT - Existem diferentes tipos de RSVP?
AR -
Existem 3 (três) tipos de Serviço de RSVP.
1º Tipo: RSVP "Somente Passivo" ou "RSVP Somente Receptivo"
Nessa modalidade, a RSVPweb não tem a obrigação de entrar em contato com os convidados, mas sim disponibilizar central telefônica e equipe para realizar as confirmações dos convidados que entrarem em contato.Isto quer dizer que os números de nossas centrais são divulgados aos convidados (através do convite ou de e-mail marketing, por exemplo) e os mesmos deverão ligar para realizar as suas confirmações.
2º Tipo: RSVP "Passivo e Ativo" ou RSVP "Receptivo e Ativo"
Este tipo de RSVP prevê um período em que os convidados devem ligar para realizar as suas confirmações espontaneamente (RSVP Passivo), sendo que após este período a RSVPweb passa a ligar para todos que não realizaram as suas confirmações, quantas vezes forem necessárias para tal (RSVP Ativo).
3º Tipo: RSVP "Somente Ativo"
Neste tipo de RSVP, a RSVPweb tem a obrigação de ligar para TODOS os convidados, quantas vezes forem necessárias, para realizar a confirmação dos mesmos sem que haja necessidade de esperar um período para a "confirmação espontânea" dos mesmos.

PIT - Quem costuma procurar por RSVP: pessoas ou empresas?
AR -
Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.
O RSVP é uma importante ferramenta na realização de qualquer evento. A maior e mais conhecida vantagem, é a contabilização de convidados para que seja possível dimensionar corretamente todos os itens e serviços necessários. Mas é possível ainda usá-lo para informar da "existência" do evento em si aos convidados, no caso de não haver distribuição prévia de convites, relembrar aos convidados que por ventura tenham esquecido do evento; retirar eventuais dúvidas dos convidados; passar informações detalhadas do evento (atividades e seus horários); passar outras informações relevantes e importantes do evento; e, acima de tudo, mostrar o quanto o convidado é importante e que por isso o anfitrião faz questão de que exista um contato com o mesmo para ratificar a importância de sua presença. Nossa equipe está preparada para atuar nos mais diversos tipos de eventos, atendendo a todos os tipos de necessidades, com alto padrão de atendimento.


PIT - Você tem a internet como aliada ao seu trabalho. Como funciona este sistema?
AR -
Na era da internet, não poderíamos deixar de considerar essa ferramenta para nosso trabalho e assim começamos a oferecer no mercado, o RSVP feito através de telefone e internet, agregando mais agilidade e dinamismo, através de hotsite dos eventos. Nosso banco de dados é o único do mercado até hoje que permite somente a confirmação de convidados cadastrados. E tudo com acompanhamento online, 24hs por dia, a qualquer hora do dia ou da noite, no site através de login e senha.
Foi aí que minha experiência como analista de sistemas fez diferença não só na compreensão do que seria necessário para a construção do sistema como para a evolução do mercado e as necessidades que surgem a cada serviço. Assim, podemos estar “up-to-date” com as necessidades de nossos clientes.


PIT - Você já passou por alguma situação embaraçosa ou engraçada que possa nos contar?
AR -
Um serviço “embaraçoso” foi quando pegamos a confirmação de presença de um evento que pretendia homenagear funcionários que fizeram parte de uma empresa “das antigas” e que nem existe mais (que por razões de ética não estou divulgando o nome). Embaraçoso porque mais de 50% das confirmações foram negativas por razões de falecimento e da outra metade grande parte dos convidados estava enfermo (impossibilitados até de se locomover) e dos poucos que sobraram, que poderiam confirmar presença, boa parte se mostrou indignada com o reconhecimento tardio pelos serviços prestados, chegando até mesmo a fazer xingamentos a nossos funcionários achando que nós fazíamos parte desta empresa. De qualquer forma fizemos da melhor maneira o nosso serviço, ouvindo a todos e registrando as confirmações, mas por razões óbvias o evento acabou sendo “adiado” (por tempo indeterminado) por falta de “quorum”...


PIT - André, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
AR -
Mais uma vez agradeço pela oportunidade e meu recado é para todos que desejam abrir negócio próprio, mas ainda não tiveram coragem... Apesar dos altos e baixos de nossa economia e a quantidade de impostos a pagar, ainda acho que vale a pena investir em um sonho... em uma realização. Comece pequeno, sonhe grande, e cresça “passo-a-passo”, até onde suas pernas alcançam! Com aprimoramento constante e muita criatividade, tenho certeza que todos conseguem esticá-las, para ir cada vez mais longe!





ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO


















Nenhum comentário: