quinta-feira, 28 de maio de 2009






Shalom!
Vários lugares são projetados por arquitetos e nem nos damos conta.
Quer saber?
Gabriel Kalili nos conte, por favor!

PIT - Olá Gabriel, bem vindo ao Papo em Comunidade!
GK -
Muito obrigado pelo convite! É um prazer estar aqui.

PIT - O que te levou à arquitetura?
GK -
Na verdade, a Arquitetura não foi a minha primeira opção. Cursei meio semestre de Engenharia na Mauá e vi que aquela não era a minha praia. Logo depois entrei na FAU USP. Como muitos nessa época de decisão estava em dúvida sobre a carreira a seguir. Acredito que a relativa ligação entre arquitetura e arte/estética tenha me levado e essa escolha.

PIT - Como podemos definir o estilo Gabriel Kalili?
GK -
Não conseguiria definir um estilo. Acredito em estilo de trabalho. Procuro entender profundamente a necessidade do cliente, e alcançar soluções eficientes e inovadoras. De qualquer forma, penso ser mais identificado com a linguagem contemporânea.

PIT - Dentre os seus projetos qual te deu mais prazer em realizar?
GK -
É difícil escolher, pois todos têm suas particularidades. Posso citar alguns.
A remodelação do Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, foi um projeto marcante; desde a sua inauguração nunca mais houvera uma intervenção de porte, e a demanda nos tempos atuais tornou-se muito maior do que a inicial. Foram realizadas melhorias voltadas ao conforto do usuário, implantação de área comercial e reorganização total do espaço. É especialmente interessante por lidar com um grande e diversificado publico usuário. As varias unidades da Livraria Martins Fontes também foi - e continua sendo - muito prazeroso pois você lida com a relação direta do usuário com um produto especial, que é o livro; e a característica do espaço projetado leva isso em conta. A concepção do MF Café também foi especial. Há também uma residência de campo toda em madeira bastante peculiar, pois situa-se no meio de uma reserva florestal sem energia elétrica, e onde toda a madeira utilizada é oriunda de arvores tombadas naturalmente e em ótimo estado de conservação. A cozinha é a base de forno a lenha, lareiras e lampiões fazem as vezes de calefação e iluminação, pois a temperatura no inverno é bem rigorosa. O prazer maior foi ter entendido e atendido a demanda do cliente que anualmente reúne a família, filhos, genros, noras, netos para temporada de ferias, num local realmente especial.

PIT - No seu release tem três perguntas que eu gostaria que você as respondesse: O que faz um arquiteto? Quanto tempo dura um estilo arquitetônico? Qual é a vida útil da obra de um arquiteto?
GK -
Penso que o papel do arquiteto é o estudo do espaço e sua relação com as pessoas, falando de forma essencial. Claro que a isso acrescentam-se diversos outros elementos de estética, funcionalidade, sustentabilidade, econômicos, entre outros. Os estilos arquitetônicos que surgiram a partir de movimentos históricos com alguma relevância firmaram-se em sua época, e por vezes procuram ser revisitados, nem sempre com sucesso. Nos tempos recentes, com a incrível velocidade da disseminação das informações e avanços tecnológicos, vemos um grande caleidoscópio de opções para a interpretação de cada profissional; Absolutamente não há regra ou resposta para esta pergunta. A história vai definindo o caminho, relevância e duração de cada obra arquitetônica.


PIT - Qual o maior desafio para um arquiteto?
GK -
Além e a partir dos comentários da questão anterior, provocar emoção no usuário.


PIT - Tem pessoas que acham o trabalho de um arquiteto dispensável. O que você falaria para elas?
GK -
Recentemente recebi um "spam" pela internet que tratava desse assunto, com fotos de situações inusitadas de edificações, como por exemplo, uma escada que era interrompida por uma parede, ou uma porta aberta para o vazio na fachada de um predio... Claro que são casos extremos, mas poderia ser uma resposta bem humorada.

PIT - Em breve será lançado um livro com os projetos da GKalili Arquitetura. Como surgiu esta idéia?
GK -
Temos tido ao longo do tempo uma atenção com a organização de nossos projetos, e é frequente o atendimento a algumas pautas da mídia especializada. Quando surgiu o convite da J.J. Carol Editora de publicarmos o nosso trabalho na Coleção Portifolio Brasil, que reúne arquitetos, designers e artistas plásticos, aceitamos de imediato e foi um incentivo para documentar a trajetória do escritório fazendo parte de uma coleção coerente com nossa atividade.
Faremos o lançamento na Livraria Martins Fontes Paulista - Ai vai o convite:
Dia 02 de Junho, terça feira - das 18h30 as 21h30
Av. Paulista 509, esquina com a R. Manoel da Nobrega.
Ao lado da Estação Brigadeiro do Metrô


PIT - Uma mosquinha me contou que você participa das Macabíadas com a equipe de basquete.... Conte um pouco deste seu lado esportista....
GK -
Comecei a jogar basquete criança na Hebraica e fui atleta ate o Juvenil, quando participei da Macabiadas Panamericanas no Mexico. Depois de um período de inatividade voltei a jogar há cerca de 6 anos atrás, motivado por alguns amigos da mesma faixa etária. Jogo no Macabi, categoria Master. Temos participado de varios campeonatos da modalidade, em São Paulo e também na Argentina, onde o grande numero de clubes da comunidade tem propiciado torneios anuais. Em Buenos Aires, participamos da ultima Panamericana e pela 2a vez estaremos em Israel. Desta vez uma de minhas filhas também irá competir (ginástica olímpica ) e será uma emoção a mais.


PIT - Gabriel, obrigada por sua entrevista, parabéns pelo seu aniversário e deixe aqui o seu recado!
GK -
Obrigado! O lançamento do livro e o aniversário resultaram numa dupla comemoração! Agradeço pela entrevista, visitem nosso site http://www.gkaliliarquitetura.com.br/ e reforço o convite do lançamento a todos !






ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: