quinta-feira, 21 de maio de 2009



Shalom!
O Papo de hoje é sobre coração.
Com vocês o cardiologista Gerson Goldwasser!


PIT - Olá Dr. Gerson, bem vindo ao Papo em Comunidade!
GG -
Olá Patricia!

PIT - Como surgiu seu interesse pela medicina?
GG -
Já faz algum tempo que me formei; não lembro as razões que me fizeram escolher medicina como carreira naquela ocasião. Entretanto, com toda a certeza, hoje já mais maduro, escolheria a medicina novamente como profissão. A razão principal é o seu aspecto humanístico. Estamos muito próximos do ser humano e se pudermos em algum momento oferecer ajuda, seja melhorando a sua saúde ou mesmo dando-lhe apenas um conforto, já valeu a pena. É a razão atual e provavelmente deve ter sido a primeira, há tempos atrás.

PIT - Quando você decidiu pela cardiologia?
GG -
Optei pela cardiologia durante o curso de graduação. Ao freqüentar os serviços de pronto atendimento, ainda como acadêmico bolsista, me encantei com a abordagem ágil e dinâmica que o paciente cardiológico exigia.
A especialidade passava naquele momento por um imenso salto de qualidade e avanço tecnológico. Novos métodos diagnósticos surgiam como o estudo das coronárias (cateterismo cardíaco). Os resultados das cirurgias cardíacas eram animadores. Novas medicações proporcionavam ao paciente uma maior sobrevida e principalmente grande melhora em sua qualidade de vida. Todo esse universo me seduziu e levou a optar pela cardiologia

PIT - O que leva uma pessoa a ter um problema cardíaco?
GG -
Diversos fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver doenças do coração. Alguns como a hereditariedade e a genética, ainda não podem ser controlados. Temos, no entanto, a possibilidade de interferir no meio ambiente danoso ao coração, modificando hábitos como alimentação desregrada, o estresse contínuo, o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, as insatisfações e depressões. Algumas doenças crônicas como o diabetes, a dislipidemia e a hipertensão arterial, se mal controladas, aumentam a chance de doença cardíaca.


PIT - Quais os tipos mais comuns de doenças do coração?
GG -
O acometimento coronariano é a forma adquirida mais comum da doença do coração. Pode manifestar-se de forma aguda, como no infarto agudo do miocárdio, ou de forma crônica e insidiosa, como na angina de peito aos esforços. A insuficiência cardíaca (enfraquecimento do músculo cardíaco) também é problema bastante prevalente e leva a sintomas como a falta de ar e cansaço, às atividades habituais. Pode surgir devido a hipertensão arterial mal controlada, como seqüela da doença coronariana, ou ainda devido a infecções e inflamações dos músculos e válvulas cardíacas, como na miocardite viral ou na febre reumática.

PIT - Segundo pesquisas, o infarto é a doença que mais mata no Brasil. Explique por favor, brevemente, o que é o infarto e por que tantas pessoas morrem desta doença?
GG -
Infarto do miocárdio é a morte de uma região do coração. Dependendo de sua extensão, o coração perde sua capacidade de funcionar adequadamente e impulsionar o sangue de forma eficaz. Na grande maioria das vezes o infarto do miocárdio resulta de um entupimento agudo (oclusão) de uma ou mais artérias coronárias por placas compostas de vários elementos, principalmente de gorduras, entre elas o “mau colesterol” (LDL-colesterol). A doença acomete indivíduos adultos principalmente, a partir dos 40 anos e de ambos os sexos. Felizmente, observamos um decréscimo dos índices de mortalidade em razão da melhoria e presteza do atendimento, que consiste em desobstruir as artérias acometidas, seja por uso de cateteres ou de medicamentos.
A melhoria na estrutura hospitalar pública e privada, a disponibilização de novos medicamentos, as campanhas educativas realizadas pelas sociedades médicas que orientam a rápida procura por atendimento em caso suspeito de doença do coração e as atitudes de prevenção, também são fatores decisivos na redução da mortalidade pelo Infarto agudo do miocárdio

PIT - Quais os principais sintomas do infarto? O que as pessoas podem fazer para preveni-lo?
GG -
O principal sintoma do infarto é a dor no peito, atrás do esterno ou na face anterior do tórax, muito forte, que habitualmente se transmite para o braço esquerdo, acompanha-se de suores frios, mal estar, sensação de algo ruim acontecendo, palpitações, queda da pressão arterial. Deve-se lembrar que existem variantes dos sintomas e sinais, mas estes são os sintomas principais.
A prevenção do infarto e das doenças isquêmicas faz-se pelo controle dos fatores de risco já referidos anteriormente. A avaliação médica periódica pelo cardiologista, ajuda muito nesta prevenção.

PIT - O que é colesterol e o que ele tem a ver com doença cardíaca?
GG -
Colesterol é uma gordura (lípide) que circula no sangue e é necessária para o nosso metabolismo celular. É composto de uma fração boa ou protetora, o HDL- colesterol e outra fração ruim que lesa os vasos e forma a placa de gordura, o LDL colesterol. Esta placa pode ocluir parcial ou totalmente um vaso, impedindo a circulação sanguínea. Outra gordura circulante é o triglicerídeo. Assim se formam as doenças vasculares e as suas conseqüências: o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral, as oclusões dos vasos dos rins e dos membros, como exemplos principais. Portanto, devemos nos esforçar para um controle rigoroso e manter o colesterol e triglicerídeos em níveis normais.

PIT - Que dicas você daria para se evitar algum problema cardíaco ou vascular?
GG -
As dicas inicialmente podem parecer banais e às vezes difíceis de serem seguidas por vários motivos. Porém, devemos encará-las como algo que nos trará saúde agora e no futuro.
Evitar os excessos na alimentação, diminuindo o consumo de gordura, de sal e de açúcar, fazer exercícios físicos regularmente, atividades de relaxamento físico e mental, evitar e controlar o estresse do dia a dia e fazer consultas médicas periódicas.

PIT - Dr Gerson, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
GG -
Agradeço a oportunidade de falar à nossa comunidade e lembrar que as opiniões de seu medico são muito importantes e visam o seu bem estar. É bom saber que está tudo bem. Shalom.





ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO


Nenhum comentário: