quinta-feira, 8 de janeiro de 2009



Shalom!
Representante da comunidade judaica na câmara municipal do Rio de Janeiro, ela foi reeleita e segue sua luta na política carioca.
Com a palavra a Vereadora Teresa Bergher!


PIT - Olá Teresa! Uma honra entrevistá-la aqui no Papo em Comunidade
TB -
Querida Patrícia, obrigada pela honra e carinho.

PIT - Para começar, conte como começou sua carreira política...
TB -
As coisas na vida da gente vão acontecendo espontaneamente. A minha entrada na política também obedeceu a esse processo. Primeiro colaborando com o meu marido em suas ações políticas dentro e fora da Comunidade Judaica, depois quando fui convidada a participar da administração pública municipal. Por último e talvez mais definitivo, quando o então vereador Gerson Bergher entendeu que não queria mais concorrer ao pleito municipal e resolveu com nosso grupo político, que Teresa Bergher preenchia os requisitos necessários para dar continuidade ao seu trabalho na Câmara Municipal.

PIT - Falando em Gerson Bergher... Ele sempre esteve ao seu lado.
Ele tem sido um grande professor? A vida de vocês é 24h política?
TB -
O Gerson Bergher, meu mentor político, sempre esteve e está ao meu lado e eu também ao lado dele. A nossa cumplicidade é de quase trinta anos, tanto na vida política quanto na afetiva. É um excelente mestre, embora seja independente e tenha uma personalidade forte, não deixo de consultá-lo em minhas decisões mais importantes. Quanto à questão de, a nossa vida ser política 24 horas, claro que não. Sabemos separar e distribuir o tempo, embora em alguns momentos a política invada as nossas vidas sem que percebamos.

PIT - Há pouco tempo a vereadora teve o projeto que determina o ensino do holocausto nas escolas públicas municipais vetado. Mas devido a sua persistência e capacidade o projeto foi aprovado. Como se sente quando algo deste porte acontece?
TB -
Foi muito gratificante para mim, aprovar o Projeto de Lei que determina o ensino de noções do que foi o Holocausto Nazista nas escolas. Agora vamos trabalhar para colocá-lo em prática em toda a rede de ensino pública municipal. É muito importante levar este conhecimento as nossas crianças, objetivando para que outros Holocaustos jamais possam acontecer.

PIT - Qual o projeto de lei que mais se orgulha de ter realizado?
TB -
Todos os projetos nos trazem orgulho e nos deixam felizes quando concretizados. No entanto, o primeiro projeto de Lei de minha autoria que até hoje não consegui aprovar, é aquele que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara Municipal. Tenho certeza que a minha obstinação na aprovação deste Projeto em breve se tornará realidade. É uma necessidade urgente para a Câmara Municipal.

PIT - Qual foi a maior dificuldade que enfrentou nestes tempos de política?
TB -
Aprovar o Projeto de Lei que cria o Código de Ética. O descaso e a relutância dos meus colegas vereadores em fugirem da aprovação desta Lei, mostra quanto os valores na política necessitam ser repensados. A outra dificuldade é quando no dia-a-dia nos depararmos com anti-semitas, provocadores, disseminadores do ódio, que procuram atingir o povo judeu. A estes, nós enfrentamos com argumentos, com determinação e coragem. Não nos assustam. Sempre recebem a resposta que merecem.

PIT - Como é ser mulher na política? Como é o dia a dia da vereadora?
TB -
Ser mulher na política, entendo, que não é muito diferente do homem na política, salvo a discriminação camuflada. É trabalhar com seriedade, defender os interesses da Cidade do Rio de Janeiro, principalmente fiscalizar o executivo. Não permitir ou deixar de responder a qualquer tipo de ofensa às nossas tradições, religião e cultura lutar contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação, não esquecer nunca que fomos eleitos para servir e não para nos servir. O dia-a-dia da Vereadora, às vezes é um pouco complicado, há que saber conciliar o tempo de esposa, dona de casa, filha; mas dou conta do recado, até o supermercado não deixo que ninguém faça por mim.

PIT - Como é ser uma representante da comunidade judaica na Câmara dos Vereadores? Qual o maior desafio?
TB -
É uma honra ser a representante da Comunidade Judaica na Câmara Municipal. São alguns milhares de judeus que acreditavam em mim e agora, nas últimas eleições me reconduziram ao cargo que ocupo. O maior desafio é estar sempre presente, atento, porque do nada, surge o anti-semitismo, latente, em uma parte da sociedade, e até uma ação do Governo de Israel na luta pela sua preservação, que nada tem a ver com a política do município do Rio de Janeiro, é usada como razão para nos atingir.

PIT - Qual o seu maior desejo? Existe algum projeto que a vereadora sonha em fazer?
TB -
O meu maior desejo é chegar nas comunidades carentes onde atuo e não assistir mais a tanta miséria, crianças passando fome, fora da escola, muitas vezes sendo aliciadas pelo tráfico, idosos abandonados, pessoas morrendo nas filas dos hospitais, cidade suja, violenta, seus habitantes com medo, vendo ser violado o seu direito sagrado de ir e vir. Ah, o meu maior sonho! É ver esta Cidade tão linda, mas com tanta desigualdade social, ser mais justa e esta justiça só virá se houver compromisso de seus administradores com o cidadão, e não com obras faraônicas ou interesses políticos e pessoais que desprezam o real interesse do Cidadão.

PIT - Hoje estamos numa situação de calamidade onde o Rio de Janeiro se vê refém de vários problemas nas áreas de saúde, transporte, educação, favelização, entre outros. Na visão da vereadora como se pode amenizar a situação atual da cidade como um todo?
TB -
Entendo que a situação de calamidade e abandono em que se encontra a Cidade do Rio de Janeiro, depende de vontade política e de amor à Cidade. Estabelecer prioridades, choque de ordem, união de forças, e dessas forças tem que participar também a sociedade civil organizada e não apenas as três esferas do Poder Público. Buscar parcerias com organismos internacionais e isto é possível. Por último investir no grande potencial turístico que tem a nossa Cidade, que é a mais bela do mundo.

PIT - Vereadora Teresa Bergher, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
TB -
Agradeço imensamente a oportunidade do Papo em Comunidade, reafirmo as portas-abertas do meu gabinete à comunidade. O meu recado é de muita fé e que jamais deixemos de acreditar e ter a esperança em dias melhores. Obrigada.







ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: