quinta-feira, 15 de janeiro de 2009



Shalom!
Ele é multiinstrumentista, compositor e cantor. Autor de vários sucessos que marcaram a vida de muita gente.
No Papo de hoje.... George Israel!

PIT - Olá George é uma alegria tê-lo aqui no Papo em Comunidade!
GI -
Legal Patricia!

PIT - Como começou seu interesse pela música?
GI -
Um marco foi o filme Help! dos Beatles, eu tinha seis anos e no fim da sessão estava abduzido.Comprei o LP no mesmo dia e dai em diante minha conexão com a musica ficou visceral. Os interesses foram se desdobrando; a musica é um mundo sem fim...

PIT - O que vem primeiro: o compositor, o musico ou cantor?
GI -
Compositor, músico, depois cantor. Você acertou em cheio. Me sinto muito bem tocando, adoro a adrenalina e a entrega. Não consigo ficar muito tempo sem subir num palco, mas não sou virtuoso. O que eu fiz de melhor foram as músicas. Também gosto de arranjar e produzir; transformar ideias em sons. E gosto muito de fazê-lo com outras pessoas.

PIT - Como surgiu o Kid Abelha? Como é participar tanto tempo de uma banda de sucesso?
GI -
Entre varias bandas que eu tinha quando comecei a tocar sax no principio dos anos 80, uma delas virou o Kid Abelha. Sempre foi uma banda autoral, pop e bem original. Mas eu não tinha a pretensão nem ideia de que poderíamos ter uma carreira profissional tão longa. Tenho a felicidade de me orgulhar de tudo (ou quase tudo rsrsr) que fizemos ao longo desses 26 anos. E o nosso grande patrimônio é ter várias músicas nossas, presentes na vida de muita gente. Mas os planos continuam, parece que ainda não estamos satisfeitos e precisamos continuar criando coisas novas.

PIT - Você também tem o seu trabalho solo, primeiro foi “Quatro Letras” e há pouco lançou “Distorções do Meu Jardim”. O que te levou a fazer estes CDs solo?
GI -
O primeiro foi como um sonho, um tabu , uma curiosidade grande do que eu conseguiria realizar sozinho. Partiu de uma canção que fiz para o bar mitzvah do meu filho mais velho . Percebi que só eu poderia gravá-la e outras foram vindo. O segundo CD já veio como um caminho, uma outra possibilidade sendo criada dentro do meu oficio. Já fiz mais de 70 shows e estou adorando apesar das dificuldades de um recomeço.

PIT - Em “Distorções do Meu Jardim” você compôs “Curados sob o sol de Copacabana” uma homenagem a seus avós que escaparam do nazismo. Como foi fazer esta musica? O que você acha da musica como um canal de conscientização?
GI - Depois de assistir uma palestra do Sr Aleksander Laks um dos últimos sobreviventes dos campos. Precisei fazê-la para meus filhos e é também uma homenagem aos meus avós que conseguiram fugir da Polônia e chegar ao Brasil. "Para que o futuro não repita o passado". O livro “Filhos do Holocausto” de Jorge Mautner também me inspirou.

PIT - Não bastasse o Kid, o Cd solo, você ainda tem bandas paralelas como Os Britos e Os Roncadores. Conte mais sobre estes trabalhos...
GI -
Os Britos tem mais de 10 anos e a ideia inicial era tocar em lugares pequenos no Rio e encontrar e promover jams com os amigos. Acabamos fazendo um DVD que registrou nossas viagens a Londres e Liverpool com direito a shows no Cavern Club. Foi como ir à Disneylândia do rock, uma das coisas mais bacanas que já fiz. Os Roncadores é um trio de saxes + percussão e um encontro de amigos (e primos) saxofonistas, um espaço pra criar e ter o prazer de fazer parte de um naipe de sopros. Adoro nossas performances...

PIT - George Israel é incansável?
GI -
Quem mandou trabalhar com o que gosta? (-: Deu nisso...

PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
GI -
Um DVD com participações de pessoas que tive a sorte de cruzar por aí...mestres e parceiros. Gravar mais CDs: solo ou com a banda. Uma trilha de cinema ou de um espetáculo também me interessaria. Quero produzir um documentário - show chamado o violão e seus brasileiros. Destacando a simbiose dos compositores que compõe ao violão, que praticamente virou parceiro de varias canções.

PIT - Algum projeto em vista que possa adiantar aqui?
GI -
Até tem um relacionado com a música “Curados ao sol de Copacabana”. Me foi proposto recentemente, mas é uma ideia bem complexa e que vai exigir um tempo para desenvolver.

PIT - Super obrigada por este papo e deixe aqui o seu recado!
GI -
Valeu Patricia, obrigado pelo espaço... Convido todos a ver o clipe de “Curados ao sol de Copacabana” quem quiser comentar o clipe e/ou receber outras infos do meu trabalho solo ggisrael@gmail.com
Abraços para todos!








ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: