quinta-feira, 30 de outubro de 2008



Shalom!
O Papo de hoje é com Vice Presidente Executivo da Federação Israelita de São Paulo:
Ricardo Berkiensztat.

PIT - Olá Ricardo bem vindo ao Papo em Comunidade! Atualmente você é o vice-presidente executivo da Federação Israelita de São Paulo e participa também de outras instituições judaicas. Como começou seu trabalho comunitário?
RB
- Iniciei minhas atividades comunitárias no Movimento Juvenil Netzah Israel, onde fui madrich e participei da Diretoria. Fui um dos coordenadores do Conselho Juvenil Sionista e, através deste, fui convidado a participar da Diretoria da Fisesp na gestão do presidente Jayme Bobrow. É importante ressaltar que meu avô, Carol Goldenstein foi um grande ativista comunitário tendo participado de inúmeras entidades de nossa comunidade.

PIT - Dentre os projetos que você realizou na FISESP o que foi mais gratificante?
RB -
Sempre digo que o grande projeto que participei foi a Marcha da Vida. Tive a honra de ser o primeiro madrich da Marcha da Vida na Polônia e em Israel em 1992. Ajudei a criar a Marcha da Vida Regional em 1993 e hoje vemos este projeto massificado com a participação das escolas judaicas através do apoio do Fundo Comunitário e a certeza que o Holocausto jamais será esquecido pelas novas gerações impossibilitando revisionistas de atentarem contra a memória de nossos mártires.

PIT - Qual o maior desafio para a Federação?
RB -
Como sempre digo, ser judeu nunca é monótono. Cada dia temos um novo desafio. Vencer a batalha da informação em relação a Israel é um grande desafio, bem como termos uma representação correta de nossa comunidade perante as autoridades públicas. A Federação passa por um momento de transformação, com mudança estatutária e de gestão. Estamos incrementando ainda mais a profissionalização da entidade e esperamos que as demais, que ainda não iniciaram este processo, sigam o mesmo caminho. Outro grande e perene desafio é o de viabilizar financeiramente todos os projetos que julgamos fundamentais para a comunidade.

PIT - Qual a importância do relacionamento da Federação com os políticos brasileiros?
RB -
O principal papel da Federação é o de ser o interlocutor da comunidade judaica do Estado de São Paulo com os poderes constituídos. Temos excelente relações com o Governo do Estado, com as Prefeituras Municipais, poderes legislativos e Judiciário, além das ONGs que militam em nosso Estado. A comunidade judaica contribui e muito com a sociedade maior invocando um dos pilares de nosso povo que é a Tzedacá, Justiça Social.

PIT - É importante a comunidade ter um representante dentro da política nacional?
RB -
Ter pessoas identificadas com a sua causa é sempre muito importante. Nem sempre o melhor representante é aquele que veio do seio da comunidade. Temos grandes parceiros que atuam lado a lado conosco na busca de bens comuns. Na última eleição para a Câmara Municipal de São Paulo, tivemos o privilégio de termos entre os eleitos grandes amigos de nossa comunidade e membros efetivos como Floriano Pesaro e Gilberto Natalini. A vereadora de Santo André, Dina Zakcer foi eleita vice-prefeita da cidade e o nosso grande amigo Israel Zekcer será vereador em Santo André. Portanto, é fundamental termos este nível de representação.

PIT - Como você vê a comunidade judaica brasileira atualmente?
RB -
Existe um grande movimento de retorno dos judeus às suas origens. Os pequenos ishuvim sofrem mais com a assimilação e a falta de recursos financeiros e humanos para terem uma vida judaica plena e satisfatória. Creio que as comunidades maiores como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre podem, através da CONIB, colaborarem mais com seus irmãos menores. Quanto à participação política, a CONIB nos representa muito bem obtendo o respeito da sociedade civil e fazendo valer o seu papel de entidade teto da comunidade judaica brasileira.

PIT - Para você qual a importância da Hasbará no Brasil? Como é possível ver os resultados?
RB -
Vejo pessoas bem intencionadas fazendo Hasbará. Falta uma estrutura mais centralizada, canalizando o potencial de todas estas pessoas para obter um resultado melhor. A Hasbará é um instrumento importante na defesa do Estado de Israel. Cito alguns bons projetos nesta área como o site “De olho na Mídia”, criado sob o apoio da Federação Israelita e os portais de Internet “Pletz” e “Net Judaica”, que muito difundem notícias de Israel.

PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
RB -
Muita coisa. Creio que estamos apenas iniciando um trabalho. Gostaria de ver a comunidade mais organizada, como entidades estabilizadas financeiramente e vejo a necessidade de uma maior aproximação entre as entidades para evitar sobreposição de atividades. Outro foco permanente é aumentar nossa participação na vida de nosso Estado através de projetos conjuntos com a sociedade maior.

PIT - Muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
RB -
Peço para que cada vez mais pessoas se engajem neste trabalho e possam colaborar com a causa judaica e sionista.






ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: