quinta-feira, 16 de outubro de 2008




Shalom!
Em época de primavera, que tal um Papo com uma fotógrafa de flores?
1, 2, 3 e Click!
Nadine Joory!

PIT - Olá Nadine! Bem vinda ao Papo em Comunidade!
NJ -
Obrigada Patricia.

PIT - Como começou o seu interesse pela fotografia?
NJ -
Meu interesse começou na adolescência, quando fazia balé... Na época fotografei o Baryshnikov fazendo um ensaio aberto e ia para o Municipal fotografar. Também tirava fotos no Jardim Botânico e das pessoas ao meu redor.

PIT - Você direcionou as suas fotos para as flores. Como se deu esta escolha?
NJ -
Essa escolha se deu quando eu fui morar em Montréal (Canadá) e trabalhei numa floricultura. Daí para fotografá-las foi um pulo!

PIT - Você já registrou mais de três mil imagens de flores. Qual a flor mais te impressionou?
NJ -
Adoro fotografar as Peônias (que não tem no Brasil infelizmente) e as Dahlias. Flores com muitas pétalas são um colírio para a lente e os olhos.

PIT - As suas fotos são de flores de vários lugares do mundo. Algum momento te marcou mais? Você tem alguma história curiosa para contar?
NJ -
Quando fui ao parque de Keukenhoff na Holanda para fotografar as tulipas. É algo absolutamente deslumbrante!
E quando uma menina de 5 anos achou estranho eu fotografar flores, ela me olhou curiosa e me perguntou o que aconteceria se a flor não dissesse "smile!"
(para aparecer sorrindo na foto ). Eu caí na gargalhada.

PIT - Você está em busca da imagem ou da flor perfeita?
NJ -
Na verdade, todas as flores são perfeitas. Fazer dela uma imagem perfeita, é que é bem mais difícil.

PIT - Você já publicou algum catálogo com as flores?
NJ -
Publiquei calendários durantes alguns anos, mas nenhum catálogo.

PIT - Além das fotos você produz objetos com as imagens. Que tipos de objetos são?
NJ -
São porta copos, caixas, imãs, cadernos, marcadores de livros, latas de CD...

PIT - Você acredita que o seu trabalho é uma forma de imortalizar as flores?
NJ -
Eu acho que a imagem traz uma alegria, uma harmonia... Então de certa forma ela transmite o mesmo sentimento que a flor em si (tirando somente o prazer do olfato).

PIT - Qual a sua flor preferida?
NJ -
Adoro as tulipas! Lá fora a variedade é muito grande.

PIT - É verdade que cada flor tem um significado?
NJ -
Dizem que as cores das flores tem um significado, mas eu não presto muita atenção a isso. A intenção é que dá o significado...

PIT - Atualmente onde podemos ver suas fotos?
NJ -
Tenho o meu site http://www.nadinejoory.com.br/ e até o dia 25 de Outubro na exposição “A procura de flora” na Galeria Ateliê FMourão. Fica na Rua Saturnino de Brito 67, no Jardim Botânico. De segunda a sexta das 10hs as 19hs e sábado das 10hs as 17hs.

PIT - Nadine, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
NJ -
Obrigada a você Patricia! Espero que vocês gostem do trabalho e da exposição. Aproveitem e acessem o site http://www.nadinejoory.com.br/ e mandem um cartão de flor virtual a uma pessoa especial!





ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Um comentário:

Anônimo disse...

Cada semana que abro o COMUNIPAPO fico impressionada pela variedade de entrevistas que nos são apresentadas
PARABÉNS PATRICIA ! ! !