quinta-feira, 25 de junho de 2009










Shalom!
Você já pensou no que fazer para melhorar o planeta?
Não? Então a hora é agora!!
Daniel Farjoun mostre-nos como!!

PIT - Olá Daniel bem vindo ao Papo em Comunidade!
DF -
Olá Patricia! Fico muito feliz por estar aqui! Muitíssimo obrigado pelo convite!


PIT - Quando começou seu interesse pela fotografia?
DF -
O meu pai (Samuel Farjoun) gostava bastante de fotografia e tinha alguns equipamentos interessantes, mas eu não dava muita bola, pelo menos conscientemente. Apenas percebia que ele tinha (tem) um olhar diferente para as coisas simples do mundo, mas só comecei a exercitar isso mais adiante, quando realmente “botei a mão na massa”. Na faculdade de desenho industrial, na aula de fotografia, precisei usar o equipamento dele (analógico). Foi meu primeiro contato real com a fotografia "menos amadora", digamos assim. Como era caro praticar a fotografia no mundo analógico, quando chegaram as câmeras digitais meus olhos brilharam. Era a chance de poder praticar sem gastar muito a cada clique (não só com filmes, mas com a impressão também).De lá pra cá, fui me especializando em várias áreas diferentes da fotografia dita "convencional", como a área de shows por exemplo. Era uma forma de estar perto também de outra grande paixão, a música (Já fiz trilha sonora para várias Leakot do Brasil e exterior, mas isso é outro papo). Hoje, trabalho com técnicas "não-tradicionais" da fotografia, como a foto 360°, fotografia 3D, Gigafoto e os Little Planets. Quem quiser conferir é só entrar no site http://www.xyz360.com.br/.


PIT - Falando em Little Planets... Como surgiu esta ideia?
DF -
Quando idealizei a XYZ 360º, inconscientemente, preparava toda a divulgação fazendo referencias ao planeta, ao mundo. Criamos um slogan “Uma nova maneira de enxergar o mundo" e, no site, havia um banner que dizia "A terra é redonda, suas fotos ainda são quadradas? Diante destes fatos e das ferramentas que dispunha, percebi que eu podia criar um verdadeiro símbolo para o slogan e ainda fazer a minha parte neste mundo frenético em que vivemos. Surgiu então o projeto Little Planets com o intuito de fazer as pessoas enxergarem o mundo de uma outra maneira, apresentando paisagens do cotidiano no formato de pequenos planetas, único aqui no Brasil. A ideia é fazer com que as pessoas comecem a cuidar do meio ambiente enxergando sua casa, sua rua, seu bairro como seus pequenos planetas. Sozinhos, não podemos resolver de vez os problemas do planeta, mas juntos, podemos sim cuidar do planeta e principalmente do próximo. Foi daí surgiu a exposição com as dicas para poupar o bolso e o planeta, além da parceria com a Casa Ronald, onde disponibilizamos um espaço para que sejam feitas doações à instituição que cuida de crianças carentes no tratamento do câncer.

PIT - E como são feitas as fotos?
DF -
Para fazer as fotos Little Planets foi necessário aproximadamente um ano de muita pesquisa e investimento em equipamentos especiais. A, digamos assim, "matéria prima" das imagens é a fotografia 360° esférica, ou seja, é registrado absolutamente TUDO do ambiente em nossa volta, do chão ao teto (ou céu). Até aí, é a ferramenta que uso para fazer um tour virtual por um apartamento decorado, mostrar um carro por dentro, pousada, etc. Feita esta foto 360º, entra o segredo do artista(risos). O que posso dizer é que é um trabalho de preciosismo e paciência, principalmente porque as imagens são geradas em altíssima resolução, onde cada detalhe se torna visível quando impressos em grandes formatos, sem contar todo o lado artístico de acrescentar elementos quando julgo necessário (ex: As estrelas e a lua na imagem Blue Moon).

PIT - As fotos são baseadas em pontos do Rio de Janeiro existem little planets de outros lugares?
DF -
Ainda não! O projeto Little Planets foi lançado oficialmente junto com a exposição. Já produzimos os pôsteres do Rio de janeiro para venda aqui e em todo o Brasil através de loja online (http://www.dvdnow.com.br/).Estamos agora trabalhando em outros produtos com as imagens do Rio de janeiro (quadros especiais, canecas, etc), mas temos sim muito interesse em produzir novas imagens de outros lugares. Como atendemos também pedidos especiais, se alguém ou alguma empresa de outro Estado se interessar, iremos produzir com o maior prazer.

PIT - A exposição é virtual, mas também pode ser vista no metrô. Depois vai seguir para outro lugar?
DF -
A exposição virtual é diferente da exposição no metrô. A virtual não apresenta as dicas, apenas 11 das 14 imagens da exposição do metrô, mas mostra imagens imersivas em 360° para que as pessoas possam se sentir nos locais por onde passei na hora do registro dos Little Planets. Infelizmente no metrô não foi possível colocar quiosques eletrônicos para que as pessoas pudessem fazer este tour virtual pelo Rio de Janeiro. Fica para uma próxima exposição. Outro diferencial importante da exposição do metrô são as doações de roupas, alimentos não-perecíveis, brinquedos e livros que são destinados à Casa Ronald, que cuida de crianças carentes no tratamento do câncer. Principalmente por este motivo, seria interessante que mais veículos de comunicação divulgassem que estamos recebendo as doações lá. Este retorno, de saber que estou ajudando indiretamente dezenas de famílias e a comunidade local, não tem preço!

PIT - Por que no metrô?
DF -
O metrô é um local de grande circulação de pessoas e, por isso, foi um dos primeiros lugares que pensamos. Temos idéia de levar para algum grande shopping e o Pão de Açúcar (bondinho) já se interessou, mas dependemos dos cronogramas destes lugares. É possível que depois do metrô a exposição vá para um condomínio na Barra da Tijuca. É um espaço totalmente preparado para a separação de lixo para reciclagem e acredito ser uma bom local para despertar do mundo das idéias, para o mundo da prática, boa parte dos moradores (aproximadamente 4mil pessoas).

PIT - Embaixo de cada pôster há uma mensagem de conscientização. Esta é a intenção da Little Planets?
DF -
A intenção da Little Planets é sim despertar esta conscientização em prol do cuidado com o planeta e do próximo. As "dicas Little Planets" estão presentes nos painéis da exposição e no nosso site (http://www.littleplanets.com.br/). Produzi alguns Wallpapers que também ajudam neste processo de conscientização com textos como "Eu amo a vida. Respeito a natureza" e "Eu cuido do que é meu". Também brincamos com os LP's (sigla de Little Planets), no wallpaper "Eu coleciono “LP´s” a ideia é que para as próximas exposições, já com algum patrocínio ou apoio, possamos passar essa mensagem de forma mais forte. Tenho muitas ideias interessantes para transformar a exposição numa experiência única, só falta o apoio!

PIT - Qual a sua foto preferida?
DF -
Embora eu goste de todas, a preferida é a Blue Moon. Ela tornou-se símbolo do projeto, pois é a que mais evidencia a percepção dos planetas. É uma foto da Barra da Tijuca que foi colocada, digamos assim, dentro de uma atmosfera celeste. Ver esta imagem é ter a certeza de identificá-la como um planeta. Algumas outras possuem novas perspectivas. Genesis (barra) e Imagine (arpoador) mostram apenas parte do planeta e elementos interagindo com o planeta como os pássaros.

PIT - Quando você tirou as fotos alguma coisa ou fato te chamou atenção?
DF -
Basicamente duas coisas: Sujeira e insegurança.Por mais que meus equipamentos estejam protegidos pelo seguro, não foi nada tranquilo andar pelo Rio de Janeiro para produzir estas fotos. Afinal, não é pelo equipamento, é a minha vida. O segundo ponto é a sujeira. Em todo lugar havia copos plásticos, sacos, palito de sorvete, papel higiênico, enfim, muita sujeira para uma cidade de beleza natural tão estonteante!

PIT - Daniel, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
DF -
Eu que agradeço a oportunidade de estar aqui!Gostaria de dizer que a exposição no metrô está prevista para acabar dia 30 de Junho e as imagens estão expostas na plataforma de embarque sentido Zona Norte. Quem puder fazer as doações, basta passar na Estação Siqueira Campos do Metrô - Rio. Quem quiser comprar os pôsteres em formatos maiores ou colocar uma imagem própria para aparecer em cima do “planetinha”, no melhor estilo "O Pequeno Príncipe", basta entrar em contato através do nosso site http://www.littleplanets.com.br/
Por fim, pensem em suas ações pelo planeta e pelo próximo! Por mais simples que pareçam, se forem feitas por todos, têm um grande e positivo potencial de mudança. Shalom!






ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO




















Nenhum comentário: