quinta-feira, 18 de junho de 2009







Shalom!
Você sabia que diversão é uma questão de espírito e não de bolso?
E que existe um site que dá dicas para quem não tem muito dinheiro para se divertir?
Sergio Beni Luftglas conte-nos o segredo!

PIT - Olá Sergio! Bem vindo ao Papo em Comunidade!
SBL -
Antes de mais nada, gostaria de dizer que é uma honra poder participar
do Papo em Comunidade!

PIT - Como surgiu a ideia do site?
SBL -
Orkut, 2005: criei a comunidade Brazil Jewish Duros; nela, entre outras coisas, divulgava programas culturais gratuitos ou baratos que aconteciam na cidade de São Paulo. Num belo dia, inspirado num diálogo que tive com o meu amigo Paulo Aspis, tive a seguinte idéia: transformar a comunidade num site. Certo de que sozinho não conseguiria fazer nada, convidei Ivo Hudler e Mauro Skujis para serem meus companheiros de empreitada. Audaciosos, embarcaram no subjetivo projeto (sou eternamente grato a eles). Juntos, bolamos o site e optamos pelo nome Pindaíba.

PIT - Qual o público do Pindaíba?
SBL -
Pessoas que querem se distrair, dar um pouco de risada. De todos os credos e classes econômicas. No começo, a grande maioria dos navegantes era composta por amigos e familiares... e hoje é por um monte de gente que chega até o Pindaíba através do google, orkut e por indicação dos próprios leitores. Hoje, não conheço a grande maioria dos leitores, o que é um bom sinal.

PIT - No pindaibope que enquete te deixou mais abismado?
SBL -
Sem aguentar mais carregar tanta coisa no bolso, comprei uma pochete. E ai perguntei para os leitores: usar pochete queima o filme. Houve 70 respostas... acredite, 46 pessoas responderam sim!!! (66% dos entrevistados). Este contato alegre com os leitores é uma delícia!

PIT - E você continuou a usar a pochete?
SBL -
A voz do povo é a voz de Deus... Abandonei a minha pochete... que, verdade seja dita, mais parecia uma bagagem de mão!!!

PIT - Você viveu em Israel e Londres, certo? Como foi a experiência de viver fora?
SBL -
Simplesmente maravilhosa. Em Israel, passei a maior parte do tempo como voluntário em kibutz... aí, num determinado momento, fui trabalhar num hotel em Eilat... Entre os hospedes, um senhor cego. Sobre ele, sobre nós, muita coisa para contar... resumindo, trabalhei para o Mr. Hersh nas horas livres e ele perguntou se eu gostaria de ser o seu guia em Londres. Aceitei; foram sete/oito meses inesquecíveis.


PIT - É possível ser um pindaíba em qualquer lugar do mundo?
SBL -
É possível se divertir "pindaibamente" em qualquer lugar do mundo, eu acredito. Disse para o Jô, repito aqui: se divertir é uma questão de espírito e não de bolso (obviamente, não estou me referindo as pessoas que, infelizmente, não tem dinheiro nem para o pão)

PIT - Falando em Jô, como foi ser entrevistado por ele? Como você foi parar lá?
SBL -
Antes de ser entrevistado pelo Jô, saiu uma matéria sobre o site na Folha de S.Paulo e na radio CBN. Enviei a reportagem que saiu no jornal para a produção do programa. Eles leram, gostaram, acessaram o site e aí me ligaram. Pelo telefone, fizeram uma pré-entrevista. A pré entrevista saiu a contento e aí acabei sendo convidado para o programa do JÔ. Na véspera da entrevista, os meus companheiros fizeram um monte de perguntas que poderiam ser feitas pelo famoso apresentador (uma espécie de ensaio). Se era para me deixar mais calmo, de nada adiantou. Sentei no sofá hiper nervoso e fui me acalmando aos poucos. O Jô foi muito bacana comigo, me deixou super a vontade. Em suma, foi um momento inesquecível para todos aqueles que estavam envolvidos com o "Projeto Pindaíba"

PIT - De vez em quando você faz figuração em Tv. Isto é um trabalho pindaíba?
SBL -
Há oito anos faço figurações em filmes, novelas, comerciais e o que mais aparecer. Não considero um trabalho. É um bico e a graninha que ele proporciona é muito bem vinda (cerca de 150 reais por trabalho).

PIT - Que dica você daria para quem não tem grana para se divertir?
SBL -
Acesse o Pindaíba (risos), leia guias culturais, enfim, se informe. Com certeza, nas grandes cidades, o que não falta é programas gratuitos/baratos... e bons!!!

PIT - Sergio, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
SBL -
Sou eu que agradeço. Termino a entrevista com a seguinte informação: o http://www.pindaiba.com.br/ não é um site voltado ao público paulistano... ou seja, leitores de outras cidades/estados/países são muito bem vindos!






ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: