quinta-feira, 12 de junho de 2008






Shalom!

Tive o prazer de conversar com Shirley Kohl e Adriana Zebulum, diretora e vice da Escola Eliezer Max, que me contaram sobre o trabalho da escola.

Reproduzo aqui a entrevista que pode ser lida também na Revista Menorá deste mês.

PIT - O que é qualidade de ensino para o Eliezer Max?
SK/AZ - Ensino de qualidade para o Eliezer Max é ter um projeto consistente e de conteúdo em relação a todos os aspectos que compõem o currículo escolar. Somos uma escola inteira, os alunos entram aqui pequenos, por volta de um, dois anos e caminham conosco até a entrada na universidade com 17, 18 anos. É uma grande responsabilidade para nós contribuir para que este aluno de fato se desenvolva em todas as esferas de sua vida, seja do ponto de vista cognitivo, que é da maior importância, do ponto de vista afetivo, emocional, social e moral. Estamos sempre nos aprimorando, oferecendo oportunidades de capacitação e atualização permanente a um corpo docente estudioso e muito identificado com o projeto do Eliezer Max. Todos os alunos visam a entrada na universidade e temos uma excelente história de aprovação nos vestibulares e no ENEM.


PIT -
Como o Eliezer Max se posiciona como escola judaica?
SK/AZ - Nosso judaísmo é um judaísmo plural que respeita as diferentes formas de ser judeu. Não somos uma escola religiosa ortodoxa, mas somos uma escola muito comprometida com aquilo que o judaísmo traz de mais essencial no sentido de formar um judeu, que possa carregar para a vida a sua judaicidade, que passa, necessariamente, pela responsabilidade social, pela rejeição a qualquer forma de discriminação, pelo respeito às diferenças: um judeu consciente de suas origens, que vivencia suas tradições, que está comprometido com sua comunidade, especificamente, mas também com a comunidade maior e que reconhece o Estado de Israel como um importante centro de vida judaica, pois de lá emana uma referência fundamental de pertencimento ao povo judeu.
Outro aspecto que marca a escola, em relação ao nosso judaísmo, é que não praticamos o judaísmo de exclusão ou de negação do outro. Praticamos um judaísmo que reivindica a sua diferença, a sua existência, mas que acredita que para existir também tem que respeitar o outro, tem que saber coexistir.


PIT - A Marcha da Vida está incorporada definitivamente como projeto adotado pela escola?
SK/AZ - Sim, hoje a Marcha da Vida faz parte do projeto pedagógico de nossa escola e a cada ano esperamos estar repetindo o feito de 2008, com participação consciente e entusiasmada de nossos alunos da segunda série do Ensino Médio. Consideramos a Marcha da Vida um projeto que vai fortalecer, ainda mais a identidade judaica de nossos alunos, seu sentimento de pertencimento ao povo judeu e seu compromisso com o passado, o presente e o futuro formando jovens que saibam se posicionar como segurança e embasamento histórico contra qualquer forma de violência, intolerância, discriminação.


PIT – Falando em marcha da vida, como a escola encarou o incidente na Polônia?
SK/AZ –
Este episódio pegou todo mundo de surpresa: a escola, os pais e os jovens. Apesar do susto os três jovens envolvidos no incidente se saíram muito bem. Podemos nos orgulhar da postura de nossos alunos e da compreensão dos responsáveis: “Ao longo dos anos conquistamos uma relação de parceria e confiança com a nossa comunidade de pais” diz, Adriana. E Shirley conclui: “Avisamos imediatamente os pais dos alunos envolvidos e tranqüilizamos os responsáveis dos outros 45 participantes da viagem. Este grupo foi muito especial, conseguiu tirar deste incidente uma lição de maturidade para suas vidas, não só os três envolvidos, mas o grupo como um todo, demonstrando capacidade de continuar a viagem pra Israel e aproveitar tudo que o programa Marcha da Vida tem a oferecer”.


PIT - Quais os grandes desafios da escola?
SK/AZ - Não abrir mão de ser uma escola que oferece projetos inteligentes em que o aluno desenvolve sua personalidade, sua capacidade de ter iniciativa, trabalhar em equipe, se apresentar em público, ser empreendedor e ainda ter ensino de alta qualidade, mantendo a nossa escola entre as melhores do Rio, com excelente aprovação nos vestibulares. Para isso, nossos profissionais usufruem de uma estrutura privilegiada com laboratórios, bibliotecas, auditórios, espaços e equipamentos modernos e de alta tecnologia.


PIT - Qual a marca da escola Eliezer Max?
SK/AZ - As relações democráticas entre pais, alunos, professores, enfim, entre todos aqueles que fazem parte da comunidade Eliezer Max. Temos uma história de formação de profissionais de destaque e de lideranças dentro e foram de nossa comunidade.
A comunidade Eliezer Max tem uma relação de amor e compromisso com o passado, o presente e o futuro de nossa escola.


ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO
http://www.comunipapo.com.br/anuncie

Nenhum comentário: