domingo, 29 de agosto de 2010

Shalom!
Ele é um artista nato e fez do desenho a sua arte de viver!
Com vocês Daniel Azulay e..
Algodão doce pra você!

PIT- Olá Daniel, bem vindo ao Papo em Comunidade!
DA - UAHHHNNNNN...!!O prazer é todo meu, apesar de ser duas e meia da madrugada....!   

PIT - Como você descobriu o seu talento para o desenho?
DA - Minha paixão pelo desenho vem desde que nasci,  antes mesmo de aprender a escrever...  Meu primeiro lápis foi uma chupeta lambuzada que eu tirava da boca para passar no chão, na parede, minha mãe ficava doida comigo...
Aos cinco anos entrei na biblioteca do meu pai com uma tesourinha e passei a ponta rasgando as lombadas de grandes clássicos da literatura, Eça, Machado, Camilo Castelo Branco, Rocha Pombo, Bilac, Ruy Barbosa e meu pai teve um ataque! Outra vez fiz isso com o dedo indicador, rodando em volta de um imenso bolo de aniversário que minha avó tinha preparado: lambia o dedo e continuava rodando... No dia em que descobri o lápis ganhei o mundo!

PIT - Você teve durante muito tempo um programa de TV, criou a turma do Lambe Lambe, gravou disco... Era uma referencia para as crianças nos anos 70 (eu que o diga!). Por que este projeto não continuou?
DA - Bem continuou sim, veja os programas da TV-E e da Bandeirantes estiveram no ar de 1976 a 1986. Depois me dediquei por dez anos a consolidar minha Rede de Oficinas de Desenho Daniel Azulay no RJ, SP MG, Brasília e Paraná. Em 1996 voltei à Band-Rio de 1996 a 2000 com “o programa de TV que brinca com você” com o mesmo nome de minhas Oficinas. Em 2003 e 2004 apresentei no Canal Futura o “Azuela do Azulay” que ganhou o Prix Jeunesse de melhor programa infantil latino-americano. Em 2006 e 2007 lancei a Turma do Lambe-Lambe na TV Rá-Tim-Bum em vinhetas de animação.

PIT - Falando em turma do Lambe Lambe... Como surgiu a ideia dos personagens e o bordão “algodão doce pra você”?
DA - A Turma do Lambe-Lambe tem inspiração circense, uma das minhas paixões desde criança. Fiz amigos e programas de TV com mágicos, domadores  e circenses renomados como Antolim Garcia, Tihanny, Orfei, Stepanovitch e muitos outros. O Algodão-Doce surgiu de uma lembrança do Jardim de Infância no British School da Real Grandeza , em que minha mãe se distraiu e se perdeu de mim! Foi me encontrar com o nariz colado atrás de uma carrocinha, fascinado com o açúcar se desfazendo em  nuvens mágicas de cor-de-rosa!

PIT - Você tem um projeto social o “crescer com arte” o que você pode nos contar a respeito?
DA - Aconteceu depois  de inúmeras campanhas que participei como o trabalho social nas Campanhas do Unicef, Ação Contra Fome do Betinho/Ibase,  Casa Ronald e McDia Feliz, Movimento Sorrio, Fundação S.Martinho, Pediatria do Hospital MiguelCouto, Hemocentro do Hospital Pedro Ernesto, Inca, e Prevenção de Acidentes  na Infância para a Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outros. O projeto de educação artística gratuita nasceu em 2000 quando recebi o Prêmio Ambev do Instituto Kannitz como Voluntário do Ano, indicado pelo meu trabalho social junto às Aldeias Infantis SOS. Coordenado pela Beth Azulay e Tânia SantÁnna, o “Crescer com Arte - Grow With Art”  foi apresentado  em Washington D.C. pela ICAF – International Child Art Foundation em 2007 e pode ser conhecido com mais detalhes acessando: Ação 1: http://www.youtube.com/watch?v=IJrnMpPP1pk (assista abaixo)
Ação 2: http://www.youtube.com/watch?v=f-wXu7yzrTc
PIT - Você desenvolveu o método Daniel Azulay, em que consiste este método?
DA - “ Criança que não desenha passa a infância em branco...”
O método oferece uma grande oportunidade para crianças, jovens e menores em situação de risco social.  Ao valorizarmos o processo criativo de uma criança, estamos demonstrando que a aceitamos como pessoa com suas limitações e possibilidades, independente  do produto de sua criação. Fazer arte, pintar e desenhar estimulam a auto-confiança, a imaginação e o equilíbrio emocional.

PIT - Saindo do lado infanto juvenil... Você tem obras de arte contemporânea. Quando poderemos ver uma exposição?
DA - Desde 2006 venho realizando uma exposição de pinturas itinerante “ A Porta”, lançada  no Rio e depois na Finlândia, Suécia, Portugal e final do ano passado com duas coletivas em Paris e NY. Pode ser vista parcialmente em

PIT - Você também ministra palestras. Para que tipo de público são as palestras?
DA - São palestras sobre criatividade e inovação. Podem ser classificadas como motivacionais para empresas engajadas no meu conceito de “fazer mais com menos” otimizando resultados de forma produtiva, combatendo o desperdício de recursos,  do excesso de reuniões no tempo de trabalho e da falta de motivação de seus funcionários.  Faço palestras para Embratel,  Petrobrás, Johnson & Johnson, Grupo Suzano S.A. ,Universidades, e Congressos no Brasil e no exterior.

PIT - Depois de tantos projetos o que ainda falta o Daniel Azulay fazer?
DA - Dormir, estou morrendo de sono. Para jogar tênis amanhã que eu adoro. Não fosse esta madrugada a entrevista não ficava pronta. Que tal na próxima, um gravadorzinho básico, eu  falo mais rápido do que consigo catar milho neste teclado...

PIT - Daniel, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
DA - Uaaaahhhnnnn,...fiu! Algodão doce pra vocês! ZZZZZZ--ZZZZZZ-ZZ-zzzzzzzzzz








http://www.4xpress.com.br/