quinta-feira, 22 de abril de 2010

Shalom,
O Papo de hoje é com um verdadeiro representante do “Povo do Livro”:
Com vocês, José Luiz Goldfarb!


PIT - Olá José Luiz, bem vindo ao Papo em Comunidade!
JLG - Eu é que fico honrado em poder participar!


PIT - Coordenador de programas de incentivo à leitura em vários estados. Como surgiu esta iniciativa e como funcionam estes programas?
JLG - A história é sempre muito longa rs... Mas em 2003 eu acabava de fechar a Livraria Belas Artes (depois de 18 anos atuando como Livreiro em Sampa) Pretendia dedicar-me tempo integral a carreira acadêmica... Mas Claudia Costin (então secretária da cultura de SP e José Mindlin então presidente do Conselho Paulista de Leitura) convocaram-me para assumir a coordenação do programa São Paulo um Estado de Leitores. De lá prá cá a coisa só cresceu e hoje coordeno 3 grandes projetos de incentivo à leitura: SP um Estado de Leitores Secretaria de Estado da Cultura de SP desde 2003;Letras de Luz Parceria Fundação Victor Civita e Energias de Portugal 4 Estados do Pais (TO MS SP ES) desde 2007;
Rio uma cidade de leitores Secretaria da Educação da Prefeitura do Rio desde 2009.


PIT - Você acha que o Brasil é um país de leitores? Se não, por quê? O que ainda falta?
JLG - Falta tudo rsrs, uma rede sólida de bibliotecas públicas e uma mobilização geral da sociedade (todos os agentes: mídia, setores público e privado e 3° setor) pró leitura.


PIT - Entre todas suas ocupações, qual delas te dá mais prazer? E ainda sobra tempo para ler?
JLG - Tudo que faço, faço com paixão... Dar aula na PUC, orientar por graduação, incentivar a leitura... Tudo em prol do crescimento interior das pessoas... Claro, leio sempre também. Tempo é o que realmente nós temos... o resto podem nos tirar, mas enquanto somos vivos temos... tempo!!!


PIT - Falando em leitura, qual seu livro de cabeceira e que livro você acha que todas as pessoas devem ler?
JLG - Fernando pessoa obras completas - Álvaro de Campos especialmente “Tabacaria”... Para a nossa língua pátria minha bíblia.

PIT - Há tanto tempo curador do premio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, que momento mais te marcou nesta premiação e qual a importância deste prêmio para o Brasil?
JLG - 20 anos sempre cheio de bons momentos especialmente a cerimônia anual de entrega do prêmio. O prêmio é fundamental valoriza o escritor e o editor. Fora de nosso mercado prova de que produzimos coisas maravilhosas só falta termos leitores em quantidade à altura da qualidade produzida anualmente.


PIT - Por ser tão ligado aos livros, você se considera um fiel representante do “Povo do Livro”?
JLG – Total. Acho que a tradição judaica confunde-se com a história da escrita e a democratização da leitura. Adoro fazer parte desta tradição que tem no Livro seu objeto mais sagrado.


PIT - Além de tudo, você também é um “tuiteiro”(usuário do twitter). O que você acha das redes sociais? Para você, qual a importância delas?
JLG – Putz, o que seria de minha vida sem o twitter?? Nem consigo imaginar. Acho que é uma revolução total que nos aproxima e nos torna seres coletivos assim #VqV (vamo que vamo) quem quiser me seguir http://twitter.com/jlgoldfarb


PIT - José Luiz, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
JLG - Ler ler ler e depois ler! Só com a leitura seremos um país para valer Até o Brasil de leitores seguiremos patinando.









Nenhum comentário: