sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Shalom!

O Papo de hoje é multicolorido, com formas e texturas variadas.
Com vocês a artista plástica Eva Britz!


PIT - Olá Eva, bem vinda ao Papo em Comunidade!
EB - Olá Patricia! Obrigada pelo convite!

PIT - Como começou seu interesse pelas artes plásticas?
EB - O interesse surgiu desde cedo, lápis e papel foram grandes companheiros de infância. Havia facilidade no desenho, embora, naquela época, contássemos com poucos recursos, havia poucas cores de lápis e nem sonhávamos com o pilot... Em 1976, iniciei a pintura sobre tela e não mais parei.

PIT - Algum artista plástico te inspira ou inspirou? Quem?
EB - O artista que mais me inspirou foi Mondrian, numa linguagem geométrica simples e rica, razão e intuição caminhando juntos.

PIT - Que tipo de material você utiliza para pintar?
EB - Uso materiais diversificados para criar texturas, elas dão mais movimento às telas e permitem maior criatividade. Chamamos de técnica mista quando fazemos uso de outros materiais além das tintas. São surpreendentes os resultados obtidos com massa corrida, papel, pó de mármore, serragem, jornal, areia, colagens etc.

PIT - Como se dá o seu processo de criação? Como você nomeia os seus quadros?
EB - A tela vazia é sempre um grande desafio, principalmente quando é um quadro abstrato. É onde entra a criatividade, liberando a criança interna para ser irreverente, livre, ousada... A partir de manchas, a tela vai me conduzindo, como uma nova estrada a trilhar, por vezes facilmente, por vezes, não. Nomear os quadros é uma tarefa delicada, dedico uma atenção especial, pois é a grande síntese e conclusão do meu trabalho. Geralmente, opto por títulos positivos, pois pintar é, para mim, um ato de amor.

PIT - Qual o seu quadro preferido? Por quê?
EB - Tenho de cada fase, uma tela guardada. Acredito que os quadros só pertencem ao artista durante a execução do mesmo. Depois de pronto, vai para a parede certa do comprador certo, que teve empatia com o pintor. Considero os quadros como filhos que saem para viver a sua própria vida.

PIT - Você tem um ateliê, conte um pouquinho sobre este espaço...
EB - Tenho um oásis, que é o meu atelier. Fica em São Conrado, com uma linda vista para o mar e montanhas. Ali eu pinto, estudo, dou aulas, é um verdadeiro santuário.

PIT - Qual o seu maior sonho?
EB - Tenho um sonho, sim, aliás, tenho muitos sonhos. Trabalho com a beleza e com a expressão, este dom me foi dado. O maior dos meus sonhos é levar adiante esta sensação maravilhosa de paz e alegria aos mais diferentes lares, povoá-los com esta vibração.

PIT - Eva, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
EB - Agradeço pela oportunidade da entrevista. Faço um convite duplo: que visitem o meu atelier, que fica na Rua Frei Tomás, 60. O telefone para contato é 9738-5790. No dia 30 de setembro, às 20h, inauguro mais uma individual na galeria da Villa Riso, em São Conrado. O meu site é: www.evabritz.com.br
Beijos e conto com a presença de todos na exposição Entretom!



ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO






Precisando de um Site novo?
Quer atualizar o seu Site?
Fale conosco!
Preços especiais para a Comunidade.

Nenhum comentário: