quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Shalom!
O Papo de hoje é com um ator premiado, que já atuou em mais de 50 peças e está em cartaz em o Língua Solta sobre o cristão novo Bento Teixeira!
Abram-se as cortinas: Isaac Bernat!

PIT - Olá Isaac bem vindo ao Papo em Comunidade!
IB -
Oi Patricia é um prazer estar no Papo em Comunidade.

PIT - Como começou seu interesse pelas artes cênicas?
IB -
Eu fazia Faculdade de Jornalismo e vi uma peça da Maria Adelaide Amaral, em 1980, A Resistência. Fiquei encantado e descobri que queria ser ator, fiz um grupo e comecei a trabalhar. Nossa primeira peça foi "A Muralha da China", do Max Frisch, no teatro Galeria em 1981.

PIT - Você já participou de várias peças, filmes e televisão. Qual deles te dá mais prazer em atuar?
IB -
Todos são atraentes e interessantes. O importante é estar sempre inteiro como ator e como homem. O resto é decorrência. É claro que no teatro me sinto mais em casa.

PIT - Atualmente você está em cartaz com o Língua Solta, de Miriam Halfim, sobre o cristão novo e primeiro poeta brasileiro, Bento Teixeira. Como você chegou a este texto?
IB -
A querida Miriam Halfim me convidou pra uma leitura na casa da Gávea e outra na Biblioteca do Bialik, adorei o texto de cara. Trabalhar com a Miriam é uma benção.

PIT - Alguma coisa te surpreendeu no Bento Teixeira?
IB -
Bom o personagem existiu, e isso dá um certo arrepio. Que vida curta e cheia de acontecimentos teve este homem. Mas o mais impressionante nele é a obstinação de ser um poeta, apesar de todas as intempéries.

PIT - Como é fazer um monólogo?
IB -
Este é o meu segundo monólogo, em 1999 fiz "A Besta do Marido", a
partir de duas peças curtas de Tchekov. Na época fazia meu mestrado exatamente a partir do exercício do ator em monólogos. É uma experiência incrível, as vezes um pouco solitária, mas se aprende muito sobre tempo, ritmo e principalmente sobre si mesmo.

PIT - Qual o grande desafio de se fazer teatro no Brasil?
IB -
Não desistir nunca!

PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
IB -
Aquilo que me faça evoluir como ser humano e que possa ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmos e aos outros.

PIT - Isaac, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui seu recado!
IB -
Eu que te agradeço pela oportunidade. Que este Papo em Comunidade possa sempre aquecer os corações, dos internautas. Um beijão!



ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: