quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Shalom!
Na próxima semana o Brasil receberá uma visita especial.
Antes de sua chegada, o Papo em Comunidade conversou com ela:
A Presidente Executiva da Wizo Mundial, Tova Ben Dov!

PIT - Olá Tova! Bem vinda ao Papo em Comunidade.
TBD -
Obrigada.

PIT - Como e quando começou a sua historia a Wizo?
TBD -
A verdade é que eu sou a segunda geração de membros da Wizo, minha mãe também era uma ativista. Dela eu aprendi o que é a doação, ela ajudava as crianças carentes da minha turma sem ninguém saber. Já meu pai sempre perguntava: “O que de bom você fez hoje?”.
Meu trabalho como voluntária começou aos 27 anos. Eu havia acabado de me mudar para Herzilya Pituach quando a secretaria da Wizo bateu na minha porta. Ela me perguntou se eu conhecia a Wizo e se eu sabia fazer um bolo. Eu disse que sim e então, ela me pediu um bolo de chocolate!
Nesta época os homens estavam no exército e nos pediram para conseguir aquecedores, cobertores e transistores para os “nossos garotos do norte”. Eu bati em 600 casas em Herzliya Pituach atrás destes itens. Nosso grupo começou a trabalhar com os vizinhos mais pobres da área e até hoje eu agradeço a D-us, por estar no lado doador e não o que precisou das doações.
Depois de representar o grupo Aviv no congresso mundial em 1971, fui escolhida como vice-presidente do departamento de treinamento feminino e fiquei responsável por todos os cursos de treinamento no país. Trabalhei como presidente de relações públicas da Wizo mundial em Tel Aviv e depois fui eleita como presidente do departamento de propriedade e desenvolvimento da Wizo Mundial. Eu nunca fiquei atrás da minha mesa, eu sabia pessoalmente cada um das centenas de projetos, cada centro de atendimento diário, abrigos pra mulheres violentadas, escolas, vilas de jovens. Fui eleita como tesoureira e também como Presidente Executiva da Wizo Mundial, a minha atual posição.

PIT - Qual a importância da Wizo para Israel e para o mundo?
TBD -
A Wizo, tanto em Israel como no mundo está perpetuando nossa herança judaica. Através da educação estamos incutindo valores judaicos e proporcionando uma educação sionista para as crianças que estão sob os nossos cuidados. Os projetos para as mulheres em geral (violentadas, imigrantes, etc), tem um papel vital na vida de Israel. Mas é a nossa entidade em todo o mundo, que ajuda a tornar tudo possível, por estar envolvida no patrocínio de projetos, fazendo esforços extras em tempos de crises, e dividindo as alegrias e lágrimas da vida em Israel. Nós em Israel vemos vocês nossas irmãs judias do mundo inteiro, como uma única família, a família Wizo. Somos uma família muito cuidadosa e nosso grupo nos dá força em Israel e nas comunidades judaicas de todos os lugares. Aqui em Israel nos sentimos pessoalmente apunhalados quando ouvimos os incidentes anti-semitas que os judeus no mundo têm que enfrentar. E vocês por outro lado se preocupam com a nossa segurança. Tanto a Wizo em Israel, quanto nos diversos países, está unida pelo desejo de um moderno, democrático e tolerante Estado de Israel, o lar para todos os judeus.

PIT - Conte-nos qual o sentimento de ser uma mulher Wizo?
TBD -
Há muitos sentimentos envolvidos quando se é uma mulher Wizo: ser pioneira, mãe, aquela que cuida, professora, conselheira, mulher de negócios, confidente, empresaria, líder. Em qualquer hora durante o dia uma voluntária da Wizo pode ser chamada para preencher qualquer um destes papéis. A mulher Wizo cuida e doa incondicionalmente.
Geralmente, uma mulher participa da Wizo porque ela quer ser parte de um sistema que envolve a ajuda social. Só depois que ela entra é que percebe o mundo que faz parte. Um mundo de crianças que vivem em uma família desestruturada, um mundo de juventude, que está descobrindo novas atividades ao invés de estar pelas ruas, o novo imigrante que tenta encontrar o seu espaço no país ou a mulher que foi tão agredida que perdeu a confiança nela e nos outros.
A mulher que participa da Wizo descobre muitas coisas maravilhosas sobre ela mesma. Ela descobre um impressionante amor por Israel e sente que faz parte de uma sociedade feminina muito especial que se espalha pelos continentes, ela traz novos valores para sua vida e a vida de sua família, ela é “1001 utilidades”! Resumindo: a mulher Wizo é uma mulher realizada.

PIT - Em todos estes anos trabalhando na Wizo o que te deixa mais orgulhosa?
TBD -
Como uma mulher Wizo, tenho orgulho de poder ver as necessidades das pessoas e não apenas o lugar onde elas ficam. Me orgulho em dizer que sou da Wizo e em ouvir um motorista de táxi dizer: “A Wizo salvou minha vida, me tirou das ruas”. Tenho orgulho em ver os líderes do nosso país que passaram anos nas vilas de jovens da Wizo, de uma mulher que escapou do medo da violência e abre a porta para um novo futuro, de ser a Presidente de um dos movimentos que ganhou o “Israel Prize” pelo trabalho com a sociedade israelense durante os últimos sessenta anos. Me orgulha também, ver que a minha filha está seguindo os mesmos caminhos e está numa posição de liderança na África do Sul. Mas apesar de todo o orgulho eu ainda lembro que temos muito que fazer, não podemos nos prender aos “louros”, muitas pessoas em Israel contam com a Wizo para um futuro melhor.

PIT - Atualmente qual o maior desafio da Wizo?
TBD -
Como Presidente Executiva da Wizo mundial eu assumo a responsabilidade administrativa de todos os departamentos para os projetos da Wizo, assegurando todas as funções e o orçamento. O ministro da educação nos últimos anos cortou investimentos e nosso orçamento educacional continua crescendo. A Wizo emprega mais de cinco mil trabalhadores, é como administrar uma grande empresa.
Vamos continuar a encarar os desafios que temos desde 1920 quando a Wizo foi criada. Vamos dar ênfase na educação dando a chance de cada criança ter confiança em si mesmo e se tornar um cidadão contribuinte. Vamos dar suporte aos setores mais fracos da sociedade, as famílias desestruturadas, as viúvas de soldados, os novos imigrantes, as crianças que foram tiradas de seus pais por ordem judicial, ajudando cada pessoa a alcançar o seu maior potencial. Vamos continuar a ajudar a construir uma sociedade baseada em valores democráticos, tolerância e igualdade. Estou convencida que, como uma entidade unida, vamos superar qualquer desafio que atravesse nosso caminho.

PIT - Qual o seu maior sonho?
TBD -
Um sonho é ver a Wizo não só como um serviço que cuida de uma atividade, mas um movimento que lidera o caminho para a área social. É ver uma instituição com centenas de milhares de mulheres que tem influência na estrutura da sociedade israelense colaborando com uma mudança social. Sonho com mais direitos para as famílias de pais solteiros e uma igualdade nos salários de homens e mulheres. Sonho que a gente supere a violência familiar através de programas sociais e educacionais nas nossas escolas e centros. Sonho com o fortalecimento do laço entre as mulheres em Israel e as mulheres judias de todo o mundo. Com uma diáspora forte e com estudo onde as comunidades judaicas estejam comprometidas com o Estado de Israel. Sonho ainda atrair as gerações mais jovens para o nosso movimento, eles são a chave pra o futuro.

PIT - O que você pode falar para as brasileiras que ainda não fazem parte da Wizo?
TBD -
Venham e juntem-se à Wizo vocês estarão embarcando numa jornada única, que vai entrar na sua alma. A Wizo é uma entidade linda que coloca em prática valores que nos foi passado por nossas mães e avós. Quando você vê uma criança que foi maltratada em casa completar os estudos na escola da Wizo, depois ir para o exército, com todo o mundo em frente a ela, é uma explosão de orgulho. Você vai sentir um orgulho renovado em ser judia e mais ainda, em pertencer a uma entidade feminina que está mudando o mundo judaico.


PIT – Muito obrigada por sua entrevista e deixe o seu recado!
TBD –
Apenas uma pergunta permanece.... O que vocês mulheres estão esperando para entrar na Wizo?




ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Um comentário:

Anônimo disse...

paty
adorei a entrevista e era exatamente o que eu estava procurando. Hoje temos a primeira reunião de grupo pos ferias e eu queria uma boa dose de otimismo e direcionamento para este reinício.e foi isso que encontrei neste seu trabalho.bj a sua amiga numero 10 de São Pualo. Rose