quinta-feira, 8 de maio de 2008


Shalom!
Israel completa 60 anos. E para comemorar esta data, o Papo de hoje é com o estudioso de história judaica Paulo Geiger.


PIT - Professor, editor, historiador, conte para nós: quem é Paulo Geiger?
PG - Designer, editor de obras de referência, estudioso de história judaica, autor de artigos, professor ad hoc, fundador do CHCJ (Centro de História e Cultura Judaica) e seu consultor-geral.


PIT - Como você vê o conflito entre Judeus e Palestinos? Qual o grande empecilho para a paz?
PG - A causa original do conflito é a recusa árabe, palestina e islâmica (nessa ordem cronológica) de aceitar a existência de um minúsculo estado judaico no único lugar do mundo em que é viável. O resto é conseqüência, e conseqüência de conseqüência, formando um círculo vicioso de conflitos e beligerância, realimentando-se sempre dos fatos que, de novo, lhes são conseqüências. Só a aceitação definitiva e sincera da coexistência poderá levar à solução do conflito e a uma paz verdadeira.


PIT - Em uma carta à produção do programa Manhattan Connection, você questionou sobre a má informação passada, por eles, sobre Israel. Em sua opinião a mídia fala muita bobagem sobre Israel? Os veículos continuam pró Palestina?
PG - A mídia forma opinião, mas também tem a opinião formada, por interesse, por necessidade de público e de divulgação. A mídia tende ao maniqueísmo, à identificação de vilões e vítimas, opressor e oprimido, e não consegue filtrar nem repassar quadros complexos, em que o cinza é o predominante, e não o branco e o preto. Nessa abordagem, o vilão tradicional da história é bem conhecido, e não seria paranóia afirmar que o anti-semitismo é parte do processo e distorção na apresentação dos fatos e em sua interpretação.

PIT - Ainda falando sobre distorção da informação, na edição atual da revista Devarim*, no texto “Por Que Israel?” você fala da falta de informação que as pessoas têm e faz um apanhado sobre a história de Israel. Não seria interessante uma matéria deste tipo ser divulgada para a comunidade maior?
PG - Sem dúvida, não só uma matéria, mas toda uma estrutura de esclarecimento de fatos, sem trégua, pois existe uma verdadeira indústria de demonização de Israel em ação.


PIT - Qual a importância do Estado de Israel para o Povo Judeu?
PG - Sion sempre foi o centro do povo judeu, a terra prometida da Bíblia, o território nacional do povo judeu estabelecido, durante 1.200 anos, a meta de retorno durante 2.000 anos de dispersão (antes de existir o sionismo), o único lugar onde o povo judeu poderia exercer o moderno direito de autodeterminaçáo concedido a todos os povos. A visão política da questão judaica, que conferiu ao povo judeu o direito de ter um estado-nação, se realiza com o Estado de Israel, fundado em Sion, portanto no centro da história do povo judeu. Israel é a nação judaica institucionalizada em termos contemporâneos, o músculo do povo judeu, a continuação de sua busca de um futuro comum.


PIT - Como você vê os 60 anos de Israel? O que mudou de lá para cá? O que você espera dos 120 anos?
PG - Sessenta anos de luta pela sobrevivência enquanto se construía uma sociedade moderna, democrática, dinâmica, um estado para seus cidadãos e também para cada judeu que o queira ou necessite. As questões básicas continuam as mesmas: conseguir uma paz estável baseada na coexistência, enquanto isso ser forte para resistir às ameaças cada vez mais reais, agora reforçadas pelo elemento religioso do islamismo radical, continuar a ser uma sociedade democrática apesar das pressões da segurança, formar uma identidade ao mesmo tempo de estado moderno e de nação judaica, configurar o tipo de relação com os judeus de todo o mundo. Não são poucos os desafios para os 120anos.


PIT - Você costuma ministrar cursos no Centro de Historia e Cultura Judaica. Como é possível ter informações sobre os cursos?
PG - Simples, o telefone é 2275-7096


PIT - Qual o seu maior orgulho?
PG - Meus orgulhos são de natureza privada, familiar.


PIT - O que você gostaria ainda de realizar?
PG - Contento-me em continuar a fazer o que sempre tenho feito.


PIT - Muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
PG - O judaísmo se baseia em opções. Optar, ter a opção como objetivo, persegui-lo, estar comprometido com ele, renovar-se sempre ao longo do caminho, olhos abertos para mudar sempre que necessário, para continuar a ser o mesmo!

* Devarim é uma revista publicada pela ARI ( Associação Religiosa Israelita)

.

.
ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO
.

Nenhum comentário: