quinta-feira, 18 de março de 2010

Shalom!
Pioneira do jornalismo de tecnologia, louca por gatos, blogueira, twitteira...
No Papo de hoje, a sempre online, Cora Rónai!


PIT - Olá Cora, bem vinda ao Papo em Comunidade!
CR – Olá Patricia.


PIT - Você já escreveu sobre literatura, teatro infantil, publicou livros e se especializou em tecnologia, onde foi pioneira. E mais tarde na utilização de ferramentas de internet como fotolog, blog e fotografia digital, como formas de comunicação. Que resumo você faz de sua história profissional?
CR - Uma trabalheira danada!


PIT - Desde quando você é uma aficionada por tecnologia?
CR - Desde 19867/87, quando comprei meu primeiro computador. Hoje só quero saber de celulares e não ligo mais a mínima para hardware, mas já fui escovadora de bits.


PIT - As redes sociais hoje têm uma grande importância, formando uma imensa rede de contatos e gerando network. A seu ver estas ferramentas são bem aproveitadas pelos brasileiros ou ainda é muito mal usada por aqui?
CR - Acho que não se pode falar em "mal aproveitadas" ou "bem aproveitadas". São ferramentas novas, e todos estamos aprendendo juntos qual pode ser o melhor uso a se fazer delas.


PIT - Como você vê os serviços de internet prestados no Brasil?
CR - Lamentáveis. E o pior é que nasceram para ser ruins, já que não são obrigados a fornecer aos usuários mais de 10% do que se propõem (e do que ele pagou).


PIT - Que ferramenta de internet você usa mais no seu dia a dia?
CR - Não sei dizer. Na verdade, acho que uso a internet como ferramenta. A frase mais inspirada dos velhos tempos da informática foi a do Scott McNealy, da Sun, que há mais de 20 anos dizia que "The Network is the Computer", isso num tempo em que ninguém sequer pensava na web. Ele não se referia exatamente à internet, mas ao poder das máquinas conectadas.


PIT - Há algum dia que você não se conecte à internet?
CR - Não, não há um dia em que eu não me conecte. Muitas vezes nem chego perto do computador (há tempos me conecto pelo celular), mas pelo menos postar alguma coisa no blog e conferir os comentários é de lei.


PIT - Você costuma trocar de aparelhos de celular e computador muitas vezes para estar sempre em dia?
CR - Sim, claro. Mas sempre uso dois, o Nokia N95, que é o meu favorito, e um outro da vez. Agora é um Motorola Milestone, até semanas atrás era um iPhone 3GS, etc.


PIT - Falando nisto, para você qual foi a melhor invenção tecnológica de todos os tempos?
CR - O lápis. É uma tecnologia barata, eficiente, que não depende nem de tinta.


PIT - O que você acha que vai ser lançado em curto prazo que poderá virar febre?
CR - Se eu soubesse fazer este tipo de previsão, estava rica!


PIT - Além de escrever sobre tecnologia, você é conhecida também pela defesa dos animais e do meio-ambiente. E louca por gatos. Pode-se dizer que estas são suas principais paixões?
CR - Fora da minha família, com certeza, sempre lembrando que há alguns gatos que fazem parte da família. Também sou apaixonada pelo Brasil, em geral, e pelo Rio, em particular.

PIT - Cora, obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
CR – Obrigada e para quem interessar meu blog é o InternETC http://cora.blogspot.com/ e o twitter @cronai.




* colaborou Alexandre Aquino










ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Um comentário:

Juliana Pate disse...

Muito boa entrevista da Cora! Ela e' show. Leio ela todo dia, seja do jornal, blog ou twetter...