quinta-feira, 4 de setembro de 2008



Shalom!
Uma grande idéia merece atenção. E poder torná-la realidade é muito gratificante.
Aline Cohen conta sobre a realização da sua grande idéia!
Aproveitem!


PIT - Olá Aline, bem vinda ao Papo em Comunidade!
AC -
Olá Patricia!

PIT - Para começar conte um pouco sobre você, sua formação...
AC -
Sou formada em desenho industrial pela Puc - Rio, e trabalhei durante muitos anos para uma agência de design de produtos e merchandising, a Tátil Design. Hoje, após ter feito alguns cursos relacionados a design de brinquedos, passei a me dedicar exclusivamente à criação e desenvolvimento de brinquedos para crianças com necessidades especiais. A Bandeja Brincante, foi o primeiro brinquedo industrializado e patrocinado por doadores para hospitais públicos, como INCA, Hemorio, Hospital dos Servidores e IPPMG - UFRJ.

PIT – Falando em bandeja brincante, explique para nós, do que se trata?
AC -
A "Bandeja Brincante" é um brinquedo que foi desenvolvido para crianças hospitalizadas, em qualquer situação de espera ou impossibilidade de locomoção. Esta, por se comportar como uma bandeja pode ser usada em cadeiras, leitos e até como suporte para refeições e leitura. Em sua parte superior possui um Kit Lúdico, com uma lousa para desenho livre e um kit de peças imantadas, onde a criança exerce sua criatividade a cada vez que brinca.

PIT - Como surgiu esta idéia?
AC -
A idéia surgiu após uma visita ao projeto social Brincante, cujo sou colaboradora desde 2007. Este acredita que o brincar pode não só atenuar o sofrimento físico e psíquico de crianças hospitalizadas, mas como também pode ajudar na cura das mesmas. Em muito pouco tempo de visita, observei que as crianças que faziam quimioterapia, precisavam ficar de 4 a 6 horas sem poderem se locomover; assim pensei, se elas não podem ir até a brinquedoteca, que a brinquedoteca venha até elas. O objetivo inicial não era criar um novo brinquedo era criar uma nova oportunidade de brincar.

PIT - Qual a sensação de ver um projeto seu “ganhar vida”?
AC -
Não tenho palavras. Realmente esse projeto não é um simples produto que estou produzindo e vendendo, é a realização de um sonho. Durante um ano, desenvolvi o brinquedo conciliando com o meu outro trabalho, na agencia Tátil Design. Quando percebi o quanto este tipo de projeto me sensibilizava comecei a me dedicar exclusivamente para o desenvolvimento de projetos para crianças especiais.

PIT - Você tem outros projetos?
AC -
Tenho, mas ainda estão no papel. Acredito que meu próximo produto será uma adaptação da Bandeja Brincante para adolescentes. Este público, infelizmente, não tem muita atenção dos que buscam fazer algum trabalho social em ambiente hospitalar.


PIT - Qual o seu sonho?
AC -
Ter força e apoio para continuar me dedicando a criar estes brinquedos.

PIT - O que você diria para as pessoas que tem alguma idéia e não tocam para frente?
AC -
Diria que para realizar um sonho precisamos passar por lutas diárias. Quando se tem uma meta, às vezes, aparecem obstáculos que nos fazem pensar em desistir. Confesso que em alguns momentos isso aconteceu comigo. Mas quando somos motivados pelo desejo, essas dificuldades nos ajudam a ter certeza aonde queremos chegar.
Sem dúvida, incentivo qualquer tipo de iniciativa de trabalho onde a maior motivação é o desejo.

PIT - Muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui a sua mensagem!
AC -
Gostaria de agradecer imensamente o grupo Simchá da Wizo pela força e incentivo!!! São atitudes como esta que me dão energia para continuar.
Um forte abraço!



ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: