quinta-feira, 3 de julho de 2008





Shalom!
Você já pensou como poderá ser o “shider”* no futuro? Como pessoas poderão se conhecer e até casar?
O Papo de hoje traz Fabio Frydman e André Kaczelnik que desenvolveram uma forma virtual de se encontrar a cara metade!
Aproveitem!


PIT - Olá Fabio e André ! Bem vindos ao Papo em Comunidade!
Para começar conte um pouco sobre vocês...
FF/AK -
Somos dois jovens judeus: André Kaczelnik estudante universitário de computação e Fábio Frydman de Marketing que preocupados com a assimilação e na falta de uma ferramenta de internet para ajudar os judeus a encontrar sua cara metade dentro da comunidade, para que não se perca a identidade de um povo e sua religião, lançamos o site Zugot que se propõe a ser uma ferramenta útil para formar casais judaicos.

PIT - Falando em Zugot... Como surgiu esta idéia?
FF/AK -
Essa idéia surgiu devido a falta de ferramentas de internet que pudessem ajudar as pessoas da comunidade a encontrar seus parceiros e assim formar casais judaicos. Sabemos da grande dificuldade na realidade judaica brasileira para encontrar sua metade dentro da própria comunidade, pois não temos muitos meios para reunir judeus de todo Brasil para esse fim e esses acabam se assimilando.

PIT - Como funciona o site?
FF/AK -
Com o Zugot você pode conhecer judeus(ias) que tenham afinidades com você por meio da análise do perfil.Com os mecanismos de busca, busca por nome de usuário, busca rápida e busca detalhada, o usuário pode encontrar perfis compatíveis com o seu, e interagir com a pessoa adicionando-a a lista de prediletos, enviando mensagens, dentre outras ações. No Zugot você pode adicionar e ser adicionado a predileto. No quadro meus prediletos ficam visíveis os perfis que você se interessou. Na zona quente você pode ter uma visualização dos perfis que esquentaram o relacionamento. Isso significa que o casal teve interesse mútuo, tendo ambos sido adicionados a predileto pelos mesmos, sendo assim meio caminho andado para um relacionamento afetivo, já que ambos se interessaram um pelo outro. No Zugot além dos perfis básico e complementar, esses com informações gerais, existe o perfil religioso com perguntas que mostram o seu nível de ligação e comprometimento com a religião judaica. Dessa maneira você também pode encontrar pessoas parecidas com você no que se diz respeito à religião judaica.


PIT - A procura é maior por homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Alguma região brasileira específica?
FF/AK -
A procura por homens e mulheres está bem equilibrada, digamos que meio a meio. A faixa etária do Zugot é de 18 à 99 anos e atinge todas as regiões do Brasil.
Porém nos surpreendemos com muitos acessos de pessoas com mais de 40 anos, que por mais que já fossem casados, ainda têm a preocupação de se relacionar com pessoas da mesma religião.

PIT - No judaísmo é muito forte a figura da “casamenteira”. Como vocês se sentem sendo um “casamenteiro” virtual?
FF/AK -
Nos sentimos bem, já que sabemos que perante a religião judaica isto é visto como uma grande Mitzvah. Tentamos fazer nossa parte nos diferenciando dos casamenteiros convencionais que já existiam previamente. Com essa ferramenta não acreditamos ser o casamenteiro e sim o veículo para que pessoas com objetivos comuns se enquadrem na mesma busca.

PIT - Por que vocês acham que as pessoas recorrem à internet para encontrar a “cara metade”?
FF/AK -
Devido a dificuldade na realidade judaica brasileira de meios para reunir e encontrar judeus e judias para um relacionamento afetivo. A internet traz a comodidade de poder acessar da sua própria casa e interagir com o mundo, o que torna um facilitador na busca por um objetivo comum...

PIT - Já conseguiram realizar algum casamento ou namoro sério?
FF/AK -
Até onde sabemos 5 casais já estão namorando em menos de 2 meses do site no ar.
Para que possamos manter a descrição dos casais, não achamos interessante que nomes sejam citados, pois essas informações têm que vir dos próprios casais formados.

PIT - Vocês têm alguma história curiosa para contar?
FF/AK -
O site Zugot foi desenvolvido em parceria com uma empresa de informática que estipulou 6 meses para o projeto ficar pronto, mas o projeto acabou levando 1 ano e 8 messes para ir ao ar, como justificativa, a empresa argumentou que não esperava que o sistema fosse tão grande e complexo. E realmente um sistema como esse não é de jeito nenhum tarefa simples de fazer. Mas enfim, o site foi ao ar em 29 de abril de 2008 e em menos de dois meses já temos cerca de 450 usuários ativos.

PIT - Muito obrigada e deixem aqui o seu recado!
FF/AK -
Acessem já http://www.zugot.com.br/ e encontrem aquela pessoa especial da comunidade judaica. Nós estamos no ar para ajudá-los nessa busca. Shalom Aleichem!



* “Shider” é um termo em idish usado quando se quer formar casais, juntar pessoas.


ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

3 comentários:

Sueli Raquel disse...

Olá, copio abaixo o que enviei pela 20ª vez ao Zugot, e nao tenho retorno. Nunca!!
"
Já enviei a voces ALGUNS contatos, pedindo para recuperar minha senha,
porem nao recebo retorno algum.

Esse site tem algum administrador????????????

caso nao haja, me proponho a trabalhar nele.

abraços

aguardo minha senha ansiosamente!!!!!!!

End. de email: sueli_raquel@yahoo.com.br

sueli raquel

Sueli Raquel disse...

Olá, copio abaixo o que enviei pela 20ª vez ao Zugot, e nao tenho retorno. Nunca!!
"
Já enviei a voces ALGUNS contatos, pedindo para recuperar minha senha,
porem nao recebo retorno algum.

Esse site tem algum administrador????????????

caso nao haja, me proponho a trabalhar nele.

abraços

aguardo minha senha ansiosamente!!!!!!!

End. de email: sueli_raquel@yahoo.com.br

sueli raquel

Yitzchak Kaczelnik disse...

Caro Sueli!

Já se passou um longo tempo! Você não tem ideia o que foi para mim tocar um projeto de quase 10 anos de vida com mais de 5.000 usuários, praticamente sozinho e praticamente de graça, por Mitzvah, ideal. B”H atingimos nossos objetivos com muitos casais!

Agradeço suas críticas! Sei que já tem muito tempo isso! Mas revendo não pude deixar em branco!

Obrigado!