sábado, 12 de setembro de 2009

Shalom!
O Papo de hoje é com um especialista em ervas.
Com vocês o fitoterapeuta Marcos Stern!

PIT - Olá Dr. Marcos, bem vindo ao Papo em Comunidade!
MS – Olá Patricia!

PIT - Como começou seu interesse pela fitoterapia?
MS – Meus filhos médicos foram convidados para fazer um curso de fitoterapeuta e saúde na superintendência regional do INANPS. Sabedores de quanto eu gosto do assunto, me convidaram a fazer junto, pois, sempre foi um grande sonho meu, levar para os mais necessitados remédios a baixo custo com benefícios satisfatórios. Sempre acreditei na cura através das plantas e assim , desde 1987, venho estudando e aperfeiçoando, cada vez mais meus conhecimentos sobre fitoterapia.


PIT - Qual a diferença da fitoterapia e a homeopatia?
MS - A fitoterapia é a ciência que estuda a utilização dos produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, ou seja, para prevenir, para atenuar ou curar um estado patológico. Na China, surgiu por volta de 5.000 anos. Tratamento = terapia / Vegetal = phyton. O que é usado como matéria prima fitoterápica com efeito farmacológico são as folhas, caule, flores, raízes ou frutos.
Homeopatia : do grego - Homoios, semelhante e Pathos, doença
É um método terapêutico, cujo principio está baseado na SIMILIA SIMILIBUS CURANTUR ou os SEMELHANTES CURAM-SE PELOS SEMELHANTES. Na Homeopatia, os medicamentos são preparados a partir de substâncias provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal. As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tintura mãe e a partir delas são iniciados os processo das diluições sucessivas, seguidas de agitação que chamamos de dinamizações, chegando às doses mínimas.


 
PIT - Existe receita para qualquer tipo de doença?
MS - Várias doenças podem ser tratadas através da Fitoterapia, este método é tão antigo quanto a própria civilização. Registros históricos relatam que Cleópatra já utilizava a babosa e o rei Salomão usava linimentos para tratar machucados. O tratamento fitoterápico, desenvolvido sob a supervisão de profissional médico, é atualmente prática reconhecida pelo Ministério da saúde em todo o país. Para a maioria das doenças existe na fitoterapia a possibilidade de reduzir o tempo da doença e atenuar o sofrimento das pessoas enfermas, enquanto há vida sempre há possibilidade de obter melhoras. Lembrando sempre dos hábitos saudáveis, fazer atividade física, beber 2 a 3 litros de água por dia e uma alimentação saudável a base de legumes, frutas e verduras.

PIT - Em tempos de gripe suína, existe algum fitoterápico indicado para a prevenção e/ou cura?
MS - Encontramos na fitoterapia, diversas ervas que podem ser utilizadas para a prevenção da gripe suína;
Echinacea - imunoestimulante - antibacteriana - antimicrobiana - antibiótico - depurativa - anti-séptica
Gengibre - fortalece o sistema imunológico - antiinflamatório - ajuda a prevenir doenças respiratórias
Chá verde - aumenta e fortalece o sistema imunológico
Hortelã pimenta - antiséptico - descongestionante e também fortalece o sistema imunológico
Abacaxi - Antiviral - antiinflamatório - expectorante

PIT - A que você atribui o pouco uso da fitoterapia entre as pessoas?
MS - Falta de conhecimento sobre o assunto e a procura de um tratamento com soluções imediatas, mas no dia a dia, os resultados são muito satisfatórios e positivos.

PIT - Qual a receita que não pode faltar no dia a dia?
MS - Seria um depurativo do organismo. Um produto para aumentar o sistema imunológico, uma erva para acalmar o sistema nervoso e emocional, pois a vida agitada e estressante nas grandes cidades está levando cada vez mais as pessoas a terem esses problemas.

PIT - Na atualidade qual a maior descoberta da fitoterapia?
MS - Diversas ervas medicinais estão sendo utilizadas no mundo todo, pesquisadores apresentaram resultados com grande esperança para prevenir diversas doenças utilizando Laxol, Graviola - (médicos dos Estados Unidos, Alemanha - Coreia ) Aveloz.

PIT - O que você se orgulha de ter realizado?
MS - Ter amenizado o sofrimento das pessoas com problemas de saúde e ter ajudado a divulgar essa fantástica possibilidade natural, econômica e que não provoca grandes efeitos colaterais. Me orgulho também, das entrevistas em rádios, Tvs e da coluna diária em jornal de grande circulação em todo Brasil, chamando atenção das vantagens e benefícios das ervas bem usadas, sob orientação médica.

PIT - Qual a formula você gostaria de descobrir?
MS - ERVA para amenizar e curar o Câncer.

PIT - Dr. Marcos, muito obrigada por sua entrevista e deixe aqui o seu recado!
MS - Obrigado meu DEUS, por orientar meus passos e proteger minhas orientações para ajudar o próximo.


ANUNCIE AQUI NO COMUNIPAPO

Nenhum comentário: